Prefeitura inaugura amanhã a ponte estaiada de Santa Teresinha
A Prefeitura de Piracicaba inaugura amanhã (1º de maio), às 8:30 horas, a ponte estaiada de Santa Teresinha sobre o rio Corumbataí. Esta ponte integra o Plano de Mobilidade Viária e permitirá um sistema binário em Santa Teresinha, oferecendo mais segurança aos motoristas e pedestres.
A nova ponte estaiada receberá o nome de Moacyr Bernardino (ver histórico abaixo). Foi construída com nova tecnologia e conta com 75 metros de cumprimento por 7,2 m de largura, sendo que seus 48 cabos suportam 960 toneladas de força. A obra foi executada pela empresa Bema Construções Ltda, com utilização de 130 toneladas de aço e 600 m³ de concreto.
Outra melhoria executada na região foi a pavimentação da rua Adelmo Cavagioni, localizada no bairro de Santa Teresinha. A empresa Cominpa executou o serviço com 4.170 m² de asfalto, 270 metros de tubos em concreto e 1.030 metros de guias e sarjetas. Além desta melhoria, foi executada a restauração da ponte antiga de ferro, cujo nome será Leonor Bernardino Cavagioni (ver histórico abaixo).
Atualmente são efetuados os últimos reparos, como a instalação de defensas do lado direito da ponte, sentido Santa Terezinha – Centro, além da conclusão de iluminação da ponte de ferro, que integrará o sistema binário na região.
A nova ponte integra a Radial Norte-Sul, que ligará o distrito de Santa Teresinha, por meio da rua Adelmo Cavagioni, ao bairro da Vila Industrial e Centro. Ela terá mão única, sendo a ponte antiga outra mão de direção, permitindo mão dupla no trânsito local.
Radial Norte-Sul
Esta obra integra a Radial Norte-Sul, que sai de Santa Teresinha (Avenida Virgílio da Silva Fagundes, no IAA), segue pela rua Adelmo Cavagioni – cruzando a nova ponte sobre o Rio Corumbataí – passa pela Avenida Cristóvão Colombo, Estrada do Bongue até Avenida Dr. Paulo de Moraes.
A radial cria uma alternativa de tráfego de veículos entre o distrito de Santa Teresinha e o Centro da cidade. A radial servirá também para os motoristas que vem de Águas, São Pedro, Santa Maria e Charqueada, que será uma nova rota para “cortar” a cidade sem cruzar a Vila Rezende.
Moacyr Bernardino
Moacyr Bernardino nasceu em 22 de outubro de 1930, em Saltinho. Foi casado com Júlia Fernandes Bernardino com que teve quatro filhos: Vlamir José Bernardino (in memórian), Vlademir Bernardino (in memórian), Claudemir Bernardino e Emerson Bernardino. Seu irmão, Geraldo Bernardino, foi vereador de Piracicaba.A partir da década de 1950 ajudou a compor a história do Distrito de Santa Teresinha, onde montou sua oficina de Ferraria e Carpintaria, fez parte do Gave Futebol Clube e, na década de 60, fundou o primeiro cinema e organizou muitos bailes.
Também integrou uma comissão de moradores que conseguiu o calçamento da principal rua do bairro, água canalizada, a criação do Distrito de Santa Teresinha e a instalação de um PABX com 13 telefones. Bernardino também teve forte atuação na igreja, onde trabalhou para a construção da nova Igreja Matriz de Santa Teresinha. Faleceu em 23 de junho de 1993.
Leonor Bernardino Cavagioni
Leonor Bernardino Cavagioni nasceu em 31 de março de 1913, em Piracicaba. Foi casada com Adelmo Cavagioni e, a partir de 1943, se estabeleceu no Distrito de Santa Teresinha. Na região, o casal teve forte participação na comunidade e na história do Distrito. Eles foram responsáveis por criar uma vida cultural para o bairro com a fundação do Cine Santo Antônio, na década de 1950. Leonor faleceu em 23 de outubro de 2006.
Raio X da obra
A ponte possui 75 metros de cumprimento por 7,2 m de largura;Conta com 48 cabos, que suportam 960 toneladas de força;Foram utilizadas 130 toneladas de aço e 600 m³ de concreto;Além da ponte, foi executada a pavimentação de 4.170 m² da rua Adelmo Cavagioni;A obra integra a Radial Norte-Sul e permitirá sistema binário em Santa Teresinha, trazendo melhorias no trânsito e mais segurança aos que utilizam a via;O investimento na região foi de aproximadamente R$ 2 milhões.
