As ações do projeto + Segurança no Trânsito continuam. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), implantou na noite de ontem, quinta-feira, 26/05, mais uma área de espera para motocicletas em semáforo, conhecida como motobox, agora no cruzamento das avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência.
Os objetivos do projeto + Segurança no Trânsito são garantir mais segurança para motociclistas, menos conflitos entre veículos e motos na saída do semáforo e redução de acidentes. "A escolha desse novo local ocorreu pela grande quantidade de motociclistas que passam por ali e também pela análise do sistema Infosiga, que apresenta que é um ponto com ocorrência de acidentes", afirma a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.
Nova motobox fica no cruzamento das avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência
A primeira área de espera para motocicletas em semáforo foi instalada no cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças, no sentido bairro-centro, em fevereiro. De acordo com Ricardo Piton, chefe da divisão de Segurança e Educação de Trânsito da Semuttran, foi possível observar nesses três meses a diminuição de conflitos entre motociclistas e demais veículos.
O motoboy Ricardo José Trevisan usa com frequência a motobox devido ao seu trabalho. Para ele, essa sinalização é muito importante. "Como nós utilizamos muito o corredor na faixa convencional no semáforo, acabamos ficando muito próximos aos carros, correndo risco de, na hora que o sinal abre, por uma balançadinha na moto, atingirmos o carro da lateral ou até mesmo ficarmos prensados entre os carros. Já na motobox ficamos livres para sair, até porque a saída da moto é muito mais rápida do que a dos carros", analisa Trevisan.
A área de espera para motocicletas foi regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2020 e é uma "área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos".