Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeitura homologa processo para implantação da telemedicina no município

Pela primeira vez na história, Piracicaba vai realizar consultas médicas em pediatria e clínico geral online, via aplicativo do cartão Pira Cidadão

Por CCS / Publicado em 07/02/2024
Tempo de leitura: 6 minutos.
Edital que homologa a telemedicina em Piracicaba foi publicado hoje no Diário Oficial do Município
Edital que homologa a telemedicina em Piracicaba foi publicado hoje no Diário Oficial do Município - Crédito: Divulgação/GMI

Pela primeira vez na história do município, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba vai disponibilizar à população o atendimento médico em pediatria e clínico geral por meio da telemedicina. Foi homologada a contratação da empresa GMI (Gestão Médica Inteligente Participações Ltda) para oferta do serviço exclusivamente para moradores de Piracicaba por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão. O edital está publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 07/02. A disponibilização dos serviços deve ser iniciada a partir da assinatura da Ordem de Serviço e concluída em até 10 dias corridos. A execução do atendimento se dará por 12 meses e o investimento é de R$ 3.264.800,00.

Conforme explica o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, a empresa vai prestar serviços médicos via internet, por videoconferência e de orientação médica, realizadas por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. “O atendimento será em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados municipais durante 24h/dia”, afirmou.

O prefeito Luciano Almeida reforçou a importância da disponibilização do serviço. “A estimativa é fazer até 3.500 atendimentos virtuais por mês. Desta forma, esperamos diminuir o impacto do atendimento de pacientes leves ou sem risco de morte nas unidades de urgência e emergência, ou seja, nas UPAs. Por isso o funcionamento do atendimento médico será em horários que estas unidades de saúde já não estiverem mais abertas para acolhimento de pacientes”.

O atendimento será realizado por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão para os usuários do SUS, sem agenda prévia, lembrou o prefeito. “É mais um passo para garantir o amplo acesso à saúde para a população. Os piracicabanos que já estão cadastrados no cartão Pira Cidadão vão acessar o app e solicitar o serviço da telemedicina. Quem ainda não tem o seu cartão, pode fazê-lo de forma online e gratuita no próprio aplicativo, diretamente em um dos nossos pontos fixos e volantes espalhados pela cidade ou ainda nas ações do projeto Pira nos Bairros”, destacou Luciano Almeida.

Marcelo Pinto de Carvalho, assessor de gestão em projetos de saúde e politicas públicas da SMS, enalteceu que a telemedicina é um meio de assegurar o fornecimento de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, “e ao se juntar com as tecnologias da informação, forma um sistema capaz de disponibilizar aos profissionais da saúde, mesmo remotamente, informações válidas não apenas para diagnósticos e tratamento de agravos como, também, para os aspectos inerentes à gestão da saúde pública”.

Em Piracicaba, o atendimento ao munícipe será pelo aplicativo e deverá ocorrer em até 10 minutos do pedido de consulta. O médico deverá classificar o paciente segundo Sistema de Classificação de Risco (Protocolo de Manchester), que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, onde a cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. As consultas médicas terão duração média de até 12 minutos.

Cabe destacar que o médico atendente deverá orientar, imediatamente, o paciente identificado nas classificações amarelas, laranjas e/ou vermelhas, a busca por atendimento em UPA mais próxima.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é de responsabilidade única e exclusiva do paciente garantir que o dispositivo utilizado para a realização de sua Teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização. Além disso, todos os dados envolvidos na teleconsulta observam o sigilo médico-paciente e a proteção de dados dos pacientes, via Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Cartão Pira Cidadão pode ser feito por aplicativo para celular e também na forma presencial nas ações do projeto Pira nos Bairros
Cartão Pira Cidadão pode ser feito por aplicativo para celular e também na forma presencial nas ações do projeto Pira nos Bairros

CARTÃO PIRA CIDADÃO – Para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.