A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Obras e Zeladoria, homologou a concorrência nº 15/24 para execução de obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Vitória e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Esplanada e Vila Cristina (antigo Crab). A Etapa VI da reformas terá investimento de R$ 1,25 milhão, será executada pela empresa Projecon Projetos e Construção Civil Piracicaba LTDA, com previsão de conclusão em até 210 dias após a emissão da ordem de serviço. As informações estão publicadas no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 09/10.
Conforme edital, na UBS Jardim Esplanada será feita a alteração do layout da recepção, trocando a posição da porta de entrada da unidade de local, reforma nos banheiros da recepção e banheiro no corredor. A área de armazenamento da farmácia será ampliada, será reformulada a sala de ginecologista. Todas as esquadrias, incluindo portas e janelas, serão trocadas. O piso da nova recepção será nivelado, e em toda unidade será feita a estucagem, polimento e aplicação de nova camada de resina em toda a unidade. Execução de novo muro de divisa e instalação de lixeira para lixo comum e lixo contaminado. Além disso, toda a unidade receberá nova pintura.
Na UBS Vila Cristina (antigo Crab) será feita reforma geral com troca dos sanitários, remodelação da sala do dentista, troca e reparos em resina no piso, melhoria na galeria de águas pluviais, bem como a troca de toda a parte elétrica. A sala de depósito e área de descanso receberão telhamento e impermeabilização da laje para corrigir problemas de infiltração. Serão trocadas as folhas de portas da unidade. O abrigo de lixo terá uma saída para o exterior. A cobertura de policarbonato da área de luz será trocada para telha sanduíche para melhorar a sensação térmica. Além disso, toda a unidade receberá nova pintura.
Já na USF Jardim Vitória será feita remodelação nos sanitários da recepção, o consultório será transformado em sala de vacina, a copa dos funcionários será remodelada para melhor atender os funcionários. Atualmente, o acesso aos sanitários é pela copa, com a reforma, a entrada será individual, o sanitário PCD será transformado em um consultório, a sala de grupo será transformada em um consultório e uma sala de grupo menor. A unidade receberá piso em granilite e terá o revestimento da fachada trocado. A unidade terá novo sistema de drenagem, alambrado e gradil, além da remodelação da parte elétrica e pintura total do prédio.