Importante via de acesso, a rua do Rosário será recapeada no trecho que fica no bairro Paulista

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), homologou licitação que prevê o recapeamento asfáltico de cerca de 78 km de trechos de vias do município, em mais de 50 pontos entre ruas e avenidas. Os serviços integram o pacote de 258 km de recape anunciado pelo prefeito Luciano Almeida neste ano.

Com investimento firmado em R$ 63.731.080,81, a empresa vencedora do certame é a DNP Terraplanagem e Pavimentadora Foresto Ltda.

A escolha dos locais objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos. Entre os pontos que serão atendidos neste lote estão: rua Angelino Stella, no Jupiá (trecho da avenida dos Peixes atá a avenida dos Marins); avenida das Ondas, no bairro Ondinhas (da rua Antonio Pinto Coelho até a avenida Mario Meloto); avenida Adiel Paes Zamith, no Santa Rosa (da rotatória de acesso à avenida Diácono Jair de Oliveira até a rotatória de acesso à avenida Branca de Azevedo); rua do Rosário, na Paulista (trecho da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Madre Maria Teodora); e rua Alferes José Caetano, no Centro (da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Armando de Salles Oliveira).

No bairro Jupiá, a rua Angelino Stella será recapeada

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.

A empresa contratada também será responsável por toda a sinalização e segurança da obra, devendo apresentar projeto de desvio de trânsito local, com prováveis rotas de desvio, e sinalização vertical a ser implantada, além do projeto de implantação de sinalização horizontal para rotas de desvio, caso necessário. A empresa vencedora deverá, ainda, manter quatro equipes simultaneamente em execução nas vias, conforme as ordens de serviços emitidas pela Semozel.

SEGUNDO LOTE – Este é o segundo de quatro lotes de recapeamento; o primeiro, já iniciado no último dia 17/11, vai contemplar cerca de 45 km de vias, em mais de 30 pontos de avenidas e ruas que receberão recape em concreto, por terem, principalmente, tráfego de veículos pesados.

O terceiro lote está com licitação aberta e vai atender mais de 30 pontos, entre ruas e avenidas, contemplando cerca de 74 km da malha viária do município. Ainda há o quarto lote, a ser licitado, totalizando aproximadamente 258 km de malha viária da cidade a receber recape.