A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), homologou hoje, 19/09, o edital de obras de pavimentação em concreto de trechos de vias. As obras, que integram o pacote de R$ 1 bilhão em investimentos, anunciado em agosto pelo prefeito Luciano Almeida, vão contemplar 45 km em mais de 30 pontos de avenidas e ruas com intenso fluxo de veículos e que apresentam problemas recorrentes no pavimento.

imagem de avenida de asfalto, com destaque para faixa de pedestres. Ao fundo, um carro
Avenida Rio Claro, da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot também está incluída nesta primeira etapa do recape

Com valor de contrato arrematado em R$ 89.728.052,44, o Consórcio SA3 foi o vencedor da licitação e o termo de homologação foi publicado hoje no Diário Oficial. Agora, a empresa deve apresentar toda a documentação necessária e assinar o contrato, dando início aos serviços após a emissão da Ordem de Serviço pela Prefeitura.

O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deformam quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de maior durabilidade quando comparado a outros pavimentos. Entre os locais que receberão novo pavimento estão a avenida 1º de Agosto, no bairro Algodoal (entre a passarela de pedestre até a avenida Mario Dedini); avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Padua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).

imagem de rua deserta
Um dos trechos que será atendido é na avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste, sendo da rodovia Margarida das Graças Martins até a Luiz de Queiroz

Nesta primeira etapa de pavimentação serão usados dois tipos de material, sendo um de PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para onde há tráfego de veículos leves, e o outro de pavimento rígido, para tráfego pesado. Entre as vantagens do pavimento em concreto estão a menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e micro texturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.
De acordo com a Semuttran, Piracicaba tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% do pavimento asfáltico na cidade encontra-se com a vida útil vencida em decorrência de nos últimos 17 anos não terem ocorridos serviços de recapeamento asfáltico.

200 KM – Esta será a primeira etapa dos serviços de recape no município, de um total de aproximadamente 200 km. Além dos 45 km iniciais, serão pavimentados outros 80 km na segunda etapa, com massa asfáltica; a licitação está em andamento. Haverá ainda a terceira etapa, com abertura de outro edital para mais 80 km (terceira etapa), totalizando então 200 km.