As obras de recape devem iniciar na 2ª quinzena de novembro

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), publicou hoje, 26/10, no Diário Oficial, a homologação da licitação para obras de recapeamento da pista de pouso e decolagens e ampliação da pista auxiliar (taxiway) do Aeroporto Municipal Pedro Morganti.

Os serviços preveem o recape asfáltico com fresagem em 36 mil m2 na pista de pouso e decolagem, além de aplicação de camada impermeabilizante e ligante em 4 mil m2 da taxiway.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, a empresa vencedora do edital é a Construtora e Pavimentadora Concivi, e a obra seguirá os regulamentos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa ganhadora deve iniciar o recape a partir da segunda quinzena de novembro.

José Luiz Ribeiro, titular da Semdettur, ressaltou a importância do recape da pista para a segurança dos usuários. “A obra vai eliminar os buracos e ondulações ocasionados nos últimos anos pela aterrissagem diária das aeronaves”, disse o secretário.

O balizamento noturno foi vistoriado pela Anac na última semana

FISCALIZAÇÃO – Na semana passada uma equipe da Anac esteve no Aeroporto Municipal Pedro Morganti para uma fiscalização de rotina, levando em conta condições da pista e do taxiway, balizamento noturno, cercamento total do aeroporto e possibilidade de invasão de animais silvestres e corte de mato e poda de árvores. Segundo Marcelo Kraide, diretor do aeroporto, a Anac vai emitir um relatório conclusivo sobre a visita dentro de 15 dias.

AMPLIAÇÃO – No início deste mês, o prefeito Luciano Almeida se reuniu, em Brasília (DF), com Juliano Alcântara Noman, secretário nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos, para conversar sobre a ampliação do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. O Governo Federal deverá se posicionar até o mês de novembro sobre o processo que, se ocorrer, possibilitará que o aeroporto de Piracicaba possa ser utilizado por aeronaves com capacidade de até 100 passageiros nas operações de ligação com os grandes centros.

Palavras-Chave: Aeroporto, recape e ampliação