Avenida Independência será uma das vias contempladas neste lote de recape

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), homologou licitação para mais um lote de recapeamento asfáltico na cidade, que vai atender mais de 30 pontos, entre ruas e avenidas, contemplando cerca de 70 km da malha viária urbana. Os serviços integram o pacote de 258 km de pavimentação anunciado pelo prefeito Luciano Almeida.

Com investimento arrematado em R$ 100.935.990,40, a empresa vencedora do certame 52/23, modalidade concorrência, é a Schunk Terraplenagem e Transportes Eireli.

A escolha dos locais objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos. Alguns pontos que serão atendidos neste lote são: rua Virgínia Zaia (da rua da Glória até o final); avenida dos Marins (da rua Santo Grecco até a avenida Jaime Pereira); avenida Dr. Paulo de Moraes (da rua do Rosário até a avenida Presidente Kennedy); rua Emílio Bertozzi e rua Terenzio Galesi (da rua Manoel Oliveira Diniz até a rotatória da avenida Cristóvão Colombo); avenida Independência (da rua Governador Pedro de Toledo até a avenida Pádua Dias); avenida Laranjal Paulista (da rodovia Cornélio Pires até a estrada Antonio Dias Rodrigues); avenida Raposo Tavares (da avenida Abel Pereira até a rotatória de acesso da rodovia Cornélio Pires); e estrada Antonio Abdalla – estrada do Chicó (da travessa Alcides Menegatti até a rua Irineu Milanez).

A prioridade são vias consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, como a avenida Raposo Tavares

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a grande buracos, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamento e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.

A empresa contratada também será responsável por toda a sinalização e segurança da obra, devendo apresentar projeto de desvio de trânsito local, com prováveis rotas de desvio, e sinalização vertical a ser implantada, além do projeto de implantação de sinalização horizontal para rotas de desvio, caso necessário.