Com investimento de quase R$ 15 milhões, trecho a ser desassoreado fica entre a ponte do Mirante e o ribeirão do Enxofre

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), homologou a licitação para serviço de desassoreamento do rio Piracicaba, no trecho entre a Ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua) e o ribeirão do Enxofre (avenida Jaime Pereira, no semáforo da entrada para o supermercado Carrefour). Com valor de investimento de R$ 14.948.574,70, que serão custeados via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), a empresa vencedora é a Verdebianco Engenharia Eireli.

O projeto prevê os serviços de: remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos; desobstrução, proteção e direcionamento das descargas do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre, no rio Piracicaba; desobstrução e remoção das ilhas criadas por sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m a jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba; remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio; remoção e trituração das leucenas nas margens do rio; replantio de espécies nativas nas áreas de retirada das leucenas, e relocação de pedras no leito do rio Piracicaba em pontos previamente definidos, impedindo a nova formação de acúmulo de material.

Ainda segundo o memorial, para evitar a formação de processos erosivos, deverá ser construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência).

Agora a empresa deve apresentar os documentos necessários e assinar o contrato, o que deve ocorrer até o fim deste mês. Na sequência, a Semozel emitirá a Ordem de Serviço, liberando para início dos serviços.

MAIS SERVIÇOS – Além do desassoreamento do rio Piracicaba, a Prefeitura executou o desassoreamento do córrego Jaú e finaliza o desassoreamento do ribeirão do Enxofre, ambos em parceria com o DAEE, por meio do programa Rios Vivos.

No ano passado, a Prefeitura realizou o desassoreamento de trechos do ribeirão Piracicamirim, também por meio do programa Rios Vivos. A obra mostrou resultados positivos nas chuvas, e evitou o transbordamento do manancial, principalmente nos bairros Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca e outros vizinhos. O problema com as enchentes no Piracicamirim era antigo e sua resolução era uma reivindicação da população há anos.