O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, anunciou na manhã de ontem (22) a reformulação viária do cruzamento da Rua Guerino Lubiani e de trecho da Rodovia SP-135 (estrada velha de Tupi), que também dá acesso à Rodovia do Açúcar. A obra será executada em mais uma parceria entre a Prefeitura e empresários. O valor do investimento é de R$ 1,086 milhão.
Segundo Barjas, a remodelação tem objetivo de diminuir os índices de acidente no local. Diariamente, circulam por aquele local cerca de 25 mil veículos, entre leves e pesados. Este trecho atende principalmente os motoristas que vão ao distrito industrial Unileste, moradores dos bairros da zona leste da cidade e os estudantes da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
Além da duplicação de um trecho de 800 metros, ainda está prevista a construção de uma rotatória no cruzamento com a rua Guerino Lubiani. A Prefeitura também instalará galerias pluviais no local. O investimento de aproximadamente R$ 1.086 milhão será custeado pela Prefeitura e os empresários daquela região.
“Inicialmente – disse o prefeito ontem – a proposta era menor. Mas, com a adesão da iniciativa privada pudemos ampliar e melhorar o projeto”. Para o engenheiro Jorge ‘Nacional’ Akira, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, o sistema de drenagem demandará boa parte do investimento. A área não possui condições adequadas de escoamento de água da chuva. Porém, a galeria é essencial antes da duplicação da via.
Nacional disse ainda que a rotatória terá 120 metros de comprimento, não contará com semáforos, mas possuirá faixas destinadas a pedestres. No local serão utilizados 10,8 mil m2 de asfalto, além de mais de 2,6 mil metros lineares de galerias, guias e sarjetas.
Para concluir, Barjas informou que as obras serão concluídas em julho, desde que as chuvas colaborem para o bom andamento dos trabalhos. Os vereadores José Luiz Ribeiro e André Bandeira participaram da visita técnica ao local e manifestaram apoio à obra. Ribeiro, por exemplo, lembrou que dezenas de caminhões passam por aquele local com destino ao Unileste. “A duplicação agilizará o tráfego de veículos e reduzirá o números de acidentes no local”. Da parceria com a Prefeitura participam, entre outras empresas, a Transportadora Lubiani, a Parrametais, Ultragrás, Transportadora Flecha de Ouro etc.
OUTRAS PPPs
A primeira parceria pública privada (PPPs) da Prefeitura foi com empresários da região do Água Branca. Por isso, foi possível a duplicação da Avenida Francisco Luis Rasera, que dá acesso ao bairro Parque Água Branca, Oriente e outros. Também no ano passado, o prefeito Barjas Negri firmou parceria com a empresa Comimpa, para a abertura da avenida Rui Teixeira Mendes. Outro trabalho conjunto com empresários vem sendo desenvolvido na abertura do primeiro trecho da avenida da Pompéia.