A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou convênio com o Ministério da Saúde visando implementar mudanças no Sistema Único de Saúde (SUS) em Piracicaba. Foram liberados R$ 300 mil para serem usados durante três anos.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, informou que o convênio foi assinado semana passada por meio do Vigisus, que é o sistema de vigilância do SUS. A verba será utilizada na aquisição de veículos novos, equipamentos de informática e capacitação de profissionais.

Cárdenas afirmou que o objetivo é agilizar e melhorar o trabalho da vigilância epidemiológica. “Este é o setor que faz a verificação dos óbitos maternos e infantis, das doenças e agravos que tem notificação. É o setor que nos fornece o perfil das doenças do município e onde houve agravamento”, disse.

Cárdenas disse ainda que as ações da saúde são centradas, em sua maioria, nos indicadores apresentados pelo setor de vigilância. Este convênio permite otimizar os trabalhos desta equipe. A expectativa é que a verba seja liberada no ano que vem.