A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), concluiu a reconstrução de duas pontes de madeira na semana passada, no Engenho Central e no distrito de Tupi, próximo ao bairro Morro Grande.
A equipe da Sema, responsável pela restauração e conservação de 148 pontes rurais de Piracicaba, finalizou a ponte do Engenho Central, que foi interditada em maio, por conta de um incêndio. A estrutura fica na entrada do Engenho pela ponte do Morato, foi concluída em duas semanas – a obra começou em 11/11 – e já está liberada para passagem desde sexta-feira, 26/11.
Já a obra da ponte de Tupi, que fica na estrada municipal Rissieri Furlan (PIR-080), ao lado do Horto Florestal de Tupi, foi iniciada em 25/10, com reconstrução total pela Sema.
Segundo a secretaria, a obra foi finalizada dentro do prazo inicial, que era até o final de novembro. O próximo trabalho da equipe é a reconstrução da ponte da trilha do Limoeiro, dentro do Horto de Tupi, utilizada principalmente por pedestres para caminhadas, com previsão de conclusão de 15 dias, a partir da data de início.
Diariamente, as equipes da Sema trabalham em vários pontos da região rural – que corresponde a 82,5% do território total de Piracicaba –, sendo cada uma responsável por diferentes funções.
Além do trabalho de manutenção das pontes, nesta semana a Sema faz manutenção nas estradas do Morro Grande (PIR-080), na estrada Piracicaba-Anhumas (PIR-230) e realiza construção de lombadas nas estradas da Nova Suíça (PIR-264), Pau Queimado (PIR-0095) e na estrada Luiz Marchini (PIR-007W).
Ponte do Morro Grande/Tupi foi liberada para passagem na quinta-feira, 25.
Ponte no Engenho Central foi reconstruída em duas semanas.