A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Defesa Civil, finalizou a limpeza às margens do rio Piracicaba, sob a ponte do Caixão. Foram retirados do local, que é uma Área de Proteção Permanente (APP), 72 m³ de resíduos (seis caminhões com 12m³ cada), entre entulho, rejeitos de recicláveis e galhos de árvores.

De acordo com a Sedema, após a retirada dos resíduos, as equipes realizaram reposição de terra no local. Além disso, a Pasta vai realizar o plantio de mudas nativas no local. A força-tarefa foi realizada nos dia 07/10 e 08/10, última quinta-feira e sexta-feira, respectivamente, a partir de denúncias, fiscalização e solicitação do vereador Gilmar Rotta devido ao acúmulo de materiais. Também deram apoio à força-tarefa a Águas do Mirante e Piracicaba Ambiental.

APP sob a ponte do Caixão foi limpa e recebeu reposição de terra | Foto: Sedema/Divulgação

Para evitar que ocorra descarte irregular de resíduos no local, o setor de Fiscalização da Sedema e o Pelotão Ambiental vão monitorar a área. Em caso de flagrante, os responsáveis pelo descarte receberão autos de infração, serão encaminhados à delegacia para abertura de Boletim de Ocorrência e responderão por crime ambiental.

Sedema retirou entulho e rejeitos de recicláveis abaixo da ponte do Caixão | Foto: Sedema/Divulgação

RIO – Durante o fim de semana, a Sedema e a Defesa Civil junto com grupos voluntários da cidade, realizaram limpeza no rio Piracicaba, no trecho entre a rampa em frente ao largo dos Pescadores e a Ponte do Morato, com objetivo de manter o rio limpo e facilitar a navegação. Foi retirado aproximadamente um caminhão de madeira e demais resíduos. Também participaram da ação o Instituto Beira Rio, as empresas Sondagua e RVA Telecon, os grupos Caiaque Piracicaba e Jipeiros S.A, além dos amigos Rogério Bacci e Edson Leme.

Diversos troncos de árvores foram retirados do rio | Foto: Divulgação

Sedema e Defesa Civil tiveram ajuda de grupos e empresas da cidade na limpeza do rio no fim de semana | Foto: Divulgação