Seguindo com os serviços de construção da primeira etapa da ciclovia Riverside, que vai ligar a Ponte do Morato (antes do Engenho Central) ao final da avenida Juscelino Kubitschek, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), executou a concretagem da faixa no Engenho Central, um dos pontos mais agradáveis do percurso, sob sombra de árvores nativas e ao lado do rio. A obra é uma demanda bastante solicitada pelos ciclistas, que queriam o trecho inserido em uma ciclovia.
“Nosso objetivo com esse projeto é ampliar os espaços para os ciclistas, fomentando a prática esportiva, o bem-estar, a saúde e, claro, o turismo na cidade. A Riverside vai contemplar pontos estratégicos de Piracicaba, espaços que são muito bonitos e altamente acessados pelos moradores e pelos turistas, como o próprio Engenho e o Monte Alegre”, disse o prefeito Luciano Almeida.
Cerca de 30% das obras de construção da ciclovia Riverside já foi concluído. No momento, a terceirizada responsável pelos serviços executa limpeza, preparação da base e aplicação do concreto na avenida Juscelino Kubitschek. O trecho total desta etapa terá 5,1km.
“Recebemos muitos pedidos para a realização desse projeto, de criação de circuitos para ciclistas. Todos esses pedidos foram cuidadosamente estudados para atender a demanda, mas interferindo minimamente nos espaços e, claro, prezando sempre pela segurança dos ciclistas. Tenho recebido avaliações positivas sobre as novas ciclovias, principalmente por esta, no bosque do Engenho, que, de fato, está inserida em área muito agradável e arborizada”, comentou Jane Franco Oliveira, secretária da pasta.
O valor do investimento para este trecho é de R$ 3,1 milhões, provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o escopo do projeto, esta etapa da Riverside se inicia na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Nos limites das rampas da passarela será implantada área de contemplação, a qual contará com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço destinado a food truck. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A ciclovia deverá ter 2,50 metros de largura.
MAIS – O edital de concorrência eletrônica de número 11/2024 para mais um trecho da Riverside foi aberto na semana passada. Esse trecho prevê a construção da ciclovia no Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e segue até a avenida Comendador Pedro Morganti, abrangendo a área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km. O processo é 24.782/2024. A abertura das propostas está agendada para 8/05 às 13h30 e o início da fase de lances será no mesmo dia, às 14h. O edital completo está disponível no site piracicaba.sp.gov.br.
O projeto total da Riverside terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre. Outro trecho da ciclovia, do Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, até a avenida Comendador Pedro Morganti, está com licitação aberta, e há, ainda, trecho em fase de desenvolvimento de projeto.
No trecho do Anel Viário, a ciclovia será construída paralela à via, não sendo compartilhada diretamente com os veículos, garantindo a segurança dos ciclistas.