Prefeitura faz recuperação parcial do madeiramento da Estação de Ártemis
A Prefeitura realiza a recuperação parcial do madeiramento da cobertura da Estação de Ferro Sorocabana, na praça João Alfredo, no distrito de Ártemis. O prédio, datado de 1887, é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e abriga reuniões do Cras Volante, serviço da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e é sede da Amada (Associação de Moradores do Distrito de Ártemis). O prazo de conclusão é até o fim de outubro.

Caibros, tesouras e pilares estão sendo substituídos na Estação Sorocabana de Ártemis
O trabalho é feito por equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semob), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema). Parte da estrutura foi danificada após um acidente com um caminhão. Outra parte do madeiramento sofreu com a ação do tempo.
Estão sendo substituídos caibros, tesouras e pilares. Os caibros foram feitos com os mesmos desenhos para acompanhar os já existentes. Algumas da peças, da época da construção, há 132 anos, talhadas a machado, estão bem preservadas. “A preocupação da Prefeitura é manter a estrutura, que é tombada e muito importante para a memória arquitetônica de Piracicaba, em boas condições”, ressalta Vlamir Schiavuzzo, secretário de Obras.

O formato dos novos caibros segue o dos antigos: patrimônio preservado
DO TREM PARA O RIO – O prédio da Estação de Ferro Sorocabana, em Ártemis, tem estilo arquitetônico eclético. Chamado de ramal de João Alfredo, em homenagem ao senador João Alfredo Corrêa de Oliveira, autor do projeto da Lei Áurea, foi construído para ligar a Estação de Ferro Ituana à navegação fluvial recém-adquirida em 1886, na estação-porto de João Alfredo, que em 1945, passou a se chamar Ártemis.
Na beira do rio Piracicaba existia outro prédio, que servia para o embarque de cargas e passageiros nos barcos da navegação fluvial como ponto inicial da navegação no rio Piracicaba, feita pela Ituana no fim do século 19. A Estação de Porto João Alfredo foi inaugurada em 1887 como ponta de um ramal que saía de um ponto logo após a estação de Piracicaba.

Vista geral da Estação de Ártemis, prédio que data de 1887
Por conta da beleza do local e da viabilidade de acesso, passou a servir como ponto de passeio para o povo piracicabano. A E.F. Ituana foi incorporada à E.F. Sorocabana em 1892, com a formação da Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY), que passou a se denominar Sorocabana Railway, em 1907, e Estrada de Ferro Sorocabana, em 1919. Em 1948 o prédio da Estação de Ártemis passou por uma reforma que lhe suprimiu o segundo pavimento central. Na década de 1950 a navegação fluvial foi encerrada e o ramal foi retirado.
As informações são da publicação do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Piracicaba em Traços e Cores Atuais, com organização e texto do arquiteto e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni.
