A Prefeitura iniciou hoje, 06/07, a troca de tábuas da passarela Pênsil, um dos principais cartões-postais de Piracicaba. Algumas das tábuas foram danificadas pela ação do tempo. Durante a manutenção, para garantir a segurança das pessoas, a passarela ficará fechada para o público das 7h às 17h, durante a semana, e será liberada aos fins de semana.

Cerca de 150 tábuas serão substituídas na passarela Pênsil, um dos principais cartões-postais de Piracicaba

Além das pranchas de madeira tratada, também são usados parafusos especiais. A estrutura da passarela é formada por duas camadas de tábuas de 3 cm cada, uma sobre a outra. Cerca de 150 tábuas que ficam na parte de cima e são mais castigadas pelo sol e pela chuva serão substituídas. Todo o trabalho é executado com mão de obra própria da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

HISTÓRICO – A passarela Pênsil José Dias Nunes (Tião Carreiro) passou por reforma completa e foi entregue à população em 1/07/2014. Os trabalhos foram executados pela empresa Bema Engenharia, Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com o Laboratório de Madeiras da USP de São Carlos. Para recuperar a ponte mantendo sua estrutura, foram feitas peças especiais de reforço, preservando as características da construção e garantindo maior durabilidade a passarela. Foram trocados 3.480 parafusos à época.

A restauração contou com a construção de estrutura de proteção da ancoragem dos cabos na extremidade da avenida, semelhante à existente no lado do Engenho, tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda corpo, manutenção dos quatro pilares de concreto dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira.

Tábuas da parte superior foram danificadas pela ação do sol e da chuva

A passarela Pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 103 metros metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. Sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-americana: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato.