Imagem da avenida Pio Sbrissa, mostrando parte do ribeirão do Enxofre e da erosão

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), vai executar obra de contenção de erosão na margem esquerda do ribeirão do Enxofre, no Jardim Planalto. O edital 44/2023, modalidade concorrência, pode ser acessado na íntegra na área Editais, botão Licitações, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br). Obra integra pacote de R$ 1 bilhão em investimentos, anunciado pelo prefeito Luciano Almeida no aniversário de Piracicaba, 1º/08.

A obra será na avenida Pio Sbrissa, via de ligação entre os bairros Jardim Planalto e Chácara Morato. Estão inclusos os serviços de instalação de galeria de águas pluviais, construção de muro de gabião, construção de calçadas, além de instalação de faixa elevada.

O objetivo é evitar que a erosão aumente e prejudique a via, além de melhorar a passagem do ribeirão.

As empresas interessadas devem apresentar as propostas até as 13h30 do dia 02/10. O valor previsto de investimento é de R$ 1,9 milhão, via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento), tendo critério de julgamento por menor preço global e o prazo de contratação de 180 dias, contados da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

MAIS OBRAS – Além deste edital, também está em andamento a licitação 43/23, que prevê também contenção de erosão na margem direita do ribeirão do Enxofre, na rua Pedro Habechian, Jardim Itapuã.

No ano passado, a Semozel executou obra de recuperação da margem esquerda do ribeirão do Enxofre, na avenida Demóstenes Santos Correa, com construção de muro de gabião na altura do número 118 da via, no bairro Jardim Conceição.

O muro de gabião foi construído em aproximadamente 35 metros de extensão da margem do ribeirão na avenida e cinco metros de altura. Para a entrega da obra, foi feito, ainda, o reaterro ao lado do muro, recuperação da calçada, plantio de grama e instalação de boca de lobo próximo ao local. As ações foram necessárias devido a uma erosão existente no local, para que não aumentasse e prejudicasse a via, necessitando de interdição total.

Amanhã, a Semozel iniciará mais uma obra de contenção de erosão da margem direita do ribeirão do Enxofre, desta vez no trecho da avenida Abel Francisco Pereira, 120, no Jaraguá, que também vai contemplar a construção de muro de gabião.