A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), vai executar obra de contenção de erosão na margem direita do ribeirão do Enxofre, no Jardim Itapuã. O edital 43/2023, modalidade concorrência, pode ser acessado na íntegra na área Editais, botão Licitações, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br).

A obra será em frente à praça Padre Vicente Tonetto, na rua Pedro Habechian, uma das principais vias do bairro. Estão inclusos os serviços de instalação de galeria de águas pluviais, construção de muro de gabião, aplicação de pavimento e construção de calçadas e guias.

O objetivo é evitar que a erosão aumente e prejudique a via, além de melhorar a passagem do córrego, evitando que, em épocas de chuva, o volume suba e cause transtornos à via e aos moradores que residem próximo ao ribeirão.

As empresas interessadas devem apresentar as propostas até as 13h30 do dia 12/09. O valor previsto de investimento é de R$ 1,7 milhão, o critério de julgamento é por menor preço global e o prazo de contratação é 180 dias, contados da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

MAIS OBRAS – No ano passado, a Semozel executou obra de recuperação da margem esquerda do ribeirão do Enxofre, na avenida Demóstenes Santos Correa, com construção de muro de gabião na altura do número 118 da via, no bairro Jardim Conceição.

O muro de gabião foi construído em aproximadamente 35 metros de extensão da margem do ribeirão na avenida e cinco metros de altura. Para a entrega da obra, foi feito, ainda, o reaterro ao lado do muro, recuperação da calçada, plantio de grama e instalação de boca de lobo próximo ao local. As ações foram necessárias devido a uma erosão existente no local, para que não aumentasse e prejudicasse a via, necessitando de interdição total.

Além desta obra, a Semozel deve iniciar em breve outro serviço de contenção de erosão da margem direita do ribeirão do Enxofre, no trecho da avenida Abel Francisco Pereira, 120, no Jaraguá, que também vai contemplar a construção de muro de gabião.

Esgoto rodeado por mato verde
Prefeitura vai realizar obra de contenção de margem no ribeirão do Enxofre – justino lucente