A Prefeitura de Piracicaba distribuirá junto ao carnê de IPTU 2008 folheto alertando toda a população da necessidade de eliminar os criadouros do mosquito da dengue e aos proprietários de terrenos, que devem manter os seus imóveis o ano inteiro limpos. São 140.784 carnês de IPTU, sendo 106.118 residenciais, 34.676 de terrenos, prédios comerciais e industriais. A proposta foi do Centro de Comunicação Social e recebeu o apoio dos secretários de Saúde, Fernando Cárdenas, de Finanças, José Admir Leite e da engenheira Lídia D´Arce Martins, esta da Secretaria de Meio Ambiente. A idéia é que todos os moradores recebam em suas casas estes dois alertas, importantes para combater a dengue e manter a cidade limpa. Para o secretário Cárdenas, toda ação de conscientização é válida na guerra contra o mosquito da dengue. Este folheto é mais um na campanha permanente que a Secretaria de Saúde terá neste ano para avisar a população da necessidade de combater a dengue todos os dias. “O mosquito está nas casas das pessoas, em garrafas vazias, pneus, nas calhas. Somente a eliminação dos criadouros evitará que o mosquito prolifere. No ano passado, foram registrados mais de três mil casos da doença e este número preciso cair. A conscientização das pessoas é a nossa melhor arma nesta batalha”, disse Cárdenas. A Secretaria de Meio Ambiente também mantém campanha permanente da limpeza dos terrenos em todo o município. O folheto junto ao carnê de IPTU é mais uma ação positiva da Sedema para conscientizar os donos dos terrenos de sua obrigação anual. A Secretaria também está publicando editais dando prazo para a limpeza dos terrenos particulares em toda cidade. A multa gira em torno de R$ 260,00. Para Lídia, a Secretaria já mantém campanha de limpeza dos terrenos da cidade. As ações são a distribuição de folhetos, colocação de faixas e anúncios em rádios. Segundo ela, a proposta de utilizar o carnê do IPTU é a garantia de que os proprietários dos terrenos não poderão alegar desconhecimento da lei. Além disso, mato em terreno ajuda na proliferação de animais peçonhetos, gera insegurança e reclamações. O secretário Admir Leite também considerou importante a iniciativa. Segundo ele, assim que os carnês chegarem à Prefeitura em fevereiro, os folhetos serão encartados ou os entregadores farão a distribuição. Há expectativa de que os novos carnês do IPTU comecem a ser distribuídos a partir do dia 1.º de fevereiro. O principal custo desta ação é da impressão do folheto, algo em torno de dois mil reais.