A Prefeitura de Piracicaba irá realizar uma ação inédita de combate à dengue no comércio do município. Desenvolvido de forma piloto na região central, o plano de ação contará com o apoio das entidades do comércio e de moradores e irá incluir, além da visitação dos agentes, a orientação a moradores, comerciantes e trabalhadores do setor.

Com início agendado para a segunda-feira, 5 de outubro, o plano foi apresentado pelo prefeito Gabriel Ferrato na tarde desta terça-feira (29), em cerimônia que contou com a participação das entidades envolvidas no projeto. Segundo Ferrato, a ação tem importância fundamental no combate à doença e ao mosquito transmissor.

“Desde o primeiro ano de nosso mandato temos investido pesado contra a dengue e conseguimos até alguns avanços, mas a prevenção custa muito e a cidade também tem que assumir esse compromisso. Agradeço o envolvimento das entidades, que é fundamental para a realização desse trabalho”, disse.

A área central apresenta elevado índice de infestação do Aedes aegypti nos últimos anos e um alto número de casos confirmados de dengue. Outro problema enfrentado pelas equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é com relação à dispersão da doença nesta região. “Estamos dando hoje um enorme passo no combate à dengue na área central, pois o mosquito tem hábitos diurnos e ao picar os trabalhadores do comércio leva o vírus a todas as regiões do município”, alertou o secretário de Saúde, Pedro Mello.

O lançamento do plano de ações contou com a presença do presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Paulo Checoli; do presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba), Reinaldo Pousa; do diretor do SEC (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba e Região), Vitor Roberto e da gerente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região), Eliana Rosa. Participam ainda do projeto a Associação de Moradores do Centro e a Sociedade Beneficente Sírio Libanesa.

AÇÕES Segundo Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue), as ações contarão com visita da equipe para orientação e eliminação de criadouros em todos os imóveis da área abrangida. “Vamos deixar claro que trata-se de uma ação especial devido à situação dessa área. Iremos fazer um pente fino para diagnóstico da área, retirando os criadouros possíveis, tratando os que não puderem ser removidos e orientando os lojistas e moradores sobre a importância de se manter os quintais limpos e livres de materiais que possam acumular água”, disse.

Um carro de som deu início à divulgação das visitas nesta segunda-feira (28) e irá percorrer o quadrilátero entre as ruas Prudente de Moraes, Ipiranga, Alferes José Caetano e avenida Armando de Salles Oliveira, onde os agentes irão realizar a ação. Além do carro de som, foram desenvolvidos um folheto e um adesivo específicos para a área central.

“Vamos fazer um piloto na área central, com apoio das entidades para que os lojistas e comerciários recebam os agentes e nossa intenção é levar isso aos demais corredores comerciais de Piracicaba”, afirma Tom.

Outra parte do plano prevê a capacitação de comerciantes, trabalhadores e moradores sobre a importância da eliminação de criadouros, ciclo reprodutivo do mosquito e outras informações sobre o tema. Até esta segunda-feira (28) foram confirmados 3.604 casos de dengue em Piracicaba, sendo 124 no Centro.

Para Eliana Rosa, do Sincomércio, a ação de combate à dengue no comércio é um trabalho “de formiga”. “Tem que ser algo cotidiano, gradual e que ocorra o ano todo. Nós do Sincomércio e todas as entidades coirmãs estamos muito felizes em ter sido chamados a colaborar”, disse.