Foto: Adilson F. CardosoCom o objetivo de incentivar à manutenção e execução de passeios públicos em terrenos particulares, a Prefeitura executou, em cinco anos (2005 a 2009), 40.198,52 m² de calçadas, ou cerca de 40 quilômetros. Somente neste ano (2009) foram feitos 7 km de calçadas públicas. De acordo com o secretário de Obras, Arthur Ribeiro Neto, o investimento em calçadas em área públicas atende também as reivindicações da população, seja por meio do Serviço de Informação à População – SIP-156, audiências públicas, solicitações de vereadores e líderes comunitários. “As construções de calçadas trazem segurança a pedestres que trafegam pela via, valorizam os empreendimentos ao entorno, melhoram da parte estética da cidade, incentivam à manutenção e execução de calçadas em terrenos particulares e garantem maior proteção aos pavimentos contra infiltrações superficiais”, destacou. O Centro de Comunicação, a Secretaria de Obras e o Ipplap desenvolvem, desde 2006, campanha permanente de conservação das calçadas em frente às residências. Em setembro deste ano, para estimular a regularização de calçadas, foi lançado o Programa Calçada para Todos. Atualmente é feito um trabalho de conscientização na área central e em locais próximos aos terminais rodoviários, onde há maior fluxo de pedestres. Para Arthur Ribeiro, o objetivo do programa é a conscientização da população sobre a importância de calçadas que permitam o trânsito seguro de todos, indistintamente. “É um primeiro passo para acessibilidade, não só de pessoas portadoras de deficiência, mas de todos, crianças, jovens, idosos, que possam transitar de forma segura pelas calçadas”, destacou. É importante destacar que nos 40 km executados pela Prefeitura (2005 – 2009) não foram contabilizadas as calçadas efetuadas em construções civis.