Córrego passa próximo à comunidade Pantanal, no bairro Jardim das Flores

Como forma de conter erosão e melhorar a fluidez da água, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), construiu muro de gabião em margens do córrego Itapuã, no Jardim das Flores. A obra foi executada no cruzamento da rua Senador Saraiva com a avenida Thales Castanho de Andrade, próximo à comunidade Pantanal.

O gabião, tipo de muro de pedra ensacada em malha metálica que segura a encosta do curso d’água, foi feito nas duas margens: do lado esquerdo, o muro tem comprimento de 8 metros e altura de 3 metros; já no lado direito, o gabião tem estrutura de 5 metros de comprimento por 3 metros de altura.

Muro de gabião foi construído em margem do córrego Itapuã; também foi instalado guarda-corpo

Além do gabião, foi executada regularização da fundação do fundo do córrego com pedra rachão, além de construção de calçada de concreto, instalação de galeria de águas pluviais e de guarda-corpo.

A obra objetivou evitar que a erosão aumentasse, prejudicando a rua, além de melhorar a passagem do córrego, evitando que, em épocas de chuva, o volume suba e atinja a comunidade.