Como forma de conter erosão e melhorar a fluidez da água, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), construiu muro de gabião em margens do córrego Itapuã, no Jardim das Flores. A obra foi executada no cruzamento da rua Senador Saraiva com a avenida Thales Castanho de Andrade, próximo à comunidade Pantanal.
O gabião, tipo de muro de pedra ensacada em malha metálica que segura a encosta do curso d’água, foi feito nas duas margens: do lado esquerdo, o muro tem comprimento de 8 metros e altura de 3 metros; já no lado direito, o gabião tem estrutura de 5 metros de comprimento por 3 metros de altura.
Além do gabião, foi executada regularização da fundação do fundo do córrego com pedra rachão, além de construção de calçada de concreto, instalação de galeria de águas pluviais e de guarda-corpo.
A obra objetivou evitar que a erosão aumentasse, prejudicando a rua, além de melhorar a passagem do córrego, evitando que, em épocas de chuva, o volume suba e atinja a comunidade.