A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), executa intervenções viárias e sinalizações para melhoria do trânsito na cidade. As obras consistem em ajustes geométricos para melhoria do fluxo de veículos, novos acessos aos bairros para maior segurança de motoristas e pedestres, além de instalação de lombadas e faixas elevadas para acessibilidade.
Os serviços são realizados na avenida Pádua Dias, na alça de acesso para a melhoria avenida Alberto Vollet Sachs (foto), além da instalação de faixa elevada na Manoel Conceição – EM Padre Pedro Baron e na avenida Dr. João Conceição – ETEC.
Além destes locais, a avenida Lourenço Filho x rua Afonso José Fioravante (Cecap) e avenida Lourenço Filho x rua Afonso José Fioravante, além da rotatória na rua Antônio Borja Medina x rua João Franco de Oliveira já foram executadas. A instalação de lombadas também já foi concluída nos cinco pontos. (ver tabela abaixo).
As obras são custeadas por meio de convênio com o Estado, assinado no ano passado pelo governador Geraldo Alckmin, com a presença do prefeito Barjas Negri e de Jorge Akira, responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), no Palácio do Bandeirantes, com repasse de R$ 1,4 milhão. Os recursos são provenientes de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
“A verba é importante para os municípios que são de porte médio e que possuem grande fluxo de veículos. Essas pequenas intervenções e sinalizações podem diminuir o número de acidentes. Trata-se de um pacto pela vida, já que acidentes e mortes deverão diminuir”, observa o prefeito Barjas Negri.
Os projetos foram elaborados pela Semuttran e aprovados pela equipe técnica do Detran. Um dos fatores determinantes para a escolha de Piracicaba para receber os recursos foi a grande frota de veículos. Dados da Semuttran apontam que circulam pelas ruas de Piracicaba 303 mil veículos, o que representa 1,3 habitante por veículo.
A implementação do programa é acompanhada pelo Estado e tem como objetivo a redução de 50% de acidentes com óbito no trânsito até 2020.
ETAPA 1
Construção de rotatórias e lombadas
construção de rotatória na Rua Conchas X Rua Cândido de Faria Alvim
construção de rotatória na Av. Rio das Pedras X Rua Altemir de Jesus Tomaz
construção de lombada na Av. Pompéia nº 2940 – concluída
construção de lombada na Av. Pompéia nº 3430 – concluída
construção de lombada na Rua Benjamin Constant 3330 (Paulistar) – concluída
construção de rotatória na Av. Rio das Pedras X Rua João Stella Júnior – concluída
construção de rotatória na Av. Lourenço Filho X Rua Afonso José Fioravante (CECAP)
construção de lombada na Av. Cristóvão Colombo nº 1800 (EMDHAP) – concluída
construção de lombada na Av. Manoel Lopes Alarcon nº 365 – concluída
ETAPA 2
Construção de rotatória, alça de acesso e faixa elevada para pedestres
construção de rotatória na Rua Antonio Borja Medina X Rua João Franco de Oliveira (UNILESTE) – concluída
melhoria física da alça de acesso da Av. Pádua Dias para a Av. Alberto Vollet Sachs – em execução
construção de faixa elevada na Rua da Colônia – EM Euclides Buzetto – concluída
construção de faixa elevada na Av. Manoel Conceição – EM Pe. Pedro Baron – em execução
construção de faixa elevada na Av. Dr. João Conceição – ETEC – em execução