A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), estenderá, a partir do dia 29/05, o atendimento do programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira) para mais 269 alunos dos 5ºs anos de 6 escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação.

A pasta finaliza o mês de maio com 12 unidades escolares oferecendo o ensino integral. As primeiras a serem convertidas foram as Escolas Municipais Luiz Cláudio Alves, Fábio de Souza Maria, Francisco de Almeida Kronka, Taufic Dumit, Ilda Jenny Stolf Nogueira e Ada Buzelli Neme. A partir do dia 29/05, outras 6 iniciarão o atendimento pelo ETI, sendo as unidades Alberto Thomazi, Ida Francez Lombardi, Maria Benedicta Pereira Penezi, Maximiano Fermino Gil, Santo Granuzzio e Wilson Guidotti. Somadas, as unidades já atendem 797 alunos.

Desde o início do ETI Pira, os alunos contam a realização de atividades diversificadas nos contraturnos, por meio de parcerias com o Sebrae, Pecege/Esalq/USP, Corpo de Bombeiros, Sicredi e Hyundai e do auxílio dos professores referência dentro das salas de aula. Nesta etapa, dois novos parceiros se juntam ao projeto, sendo a Associação XV de Piracicaba e Glovis Brazil Logística.

“Estamos nos desdobrando para que o mais rapidamente possível possamos contar com as turmas de 5ºs anos do nosso Ensino Fundamental já em plena atividade com o integral. Com auxílio dos nossos professores referência e dos nossos parceiros, o resultado tem sido mais que positivo, favorecendo, ainda mais, no crescimento da qualidade da Educação Municipal”, frisa Sueli Alves, coordenadora do ETI Pira.

A meta da SME é incluir cerca de 2.500 alunos em período integral ainda neste ano, convertendo as turmas dos 5º anos de 39 unidades escolares de Ensino Fundamental para a modalidade integral. Com a inclusão de mais 6 unidades, a SME já atende 25 turmas, no entanto, contemplará 90 pelo ETI Pira.

No lançamento do programa, o prefeito Luciano Almeida comentou sobre a importância do ensino integral na Educação de Piracicaba. “Quando eu resolvi ser prefeito foi para chegar a um dia como hoje. Poder fazer algo que eu sei que realmente vai valer a pena, que vai deixar um legado para as pessoas, especialmente para as crianças. Aliás, essa deveria ser uma das únicas funções de um agente público. Estamos dando um primeiro passo, é uma mudança de paradigma, mas daremos todo o apoio para que esse projeto dê certo, porque é assim que queremos que a cidade cresça e as crianças evoluam. E não vamos parar aqui. Estamos realizando um grande projeto, em todos os sentidos, para garantir a estrutura necessária para a educação”, destacou.

A Escola Municipal Wilson Guidotti, localizada no Itapuã, contará com 93 alunos do 5º ano em período Integral.

REFERÊNCIAS – A EM Ada Buselli Neme, em Tanquinho, já está em pleno funcionamento como unidade-referência, atendendo todas as turmas (do 1º ao 5º ano) em período integral. A escola Nathalio Zanotta Sabino, que fica no distrito de Ibitiruna, também passará a ser escola referência dentro das próximas etapas do programa ETI Pira.

ATENDIMENTO – Para viabilizar o atendimento, em dezembro do ano passado o prefeito Luciano Almeida autorizou a contratação de 105 professores de Ensino Fundamental e 40 orientadores de alunos, por meio do concurso 002/2022.

Os profissionais contratados já vêm atuando como professores referência das turmas, tendo o papel de diagnosticar as necessidades dos estudantes, em conjunto com os profissionais que atuam nas salas regulares, elaborando e desenvolvendo o planejamento das atividades de orientação de estudos, e acompanhando o desenvolvimento das oficinas que serão disponibilizadas pelo ETI. Já os orientadores de alunos trabalham como equipe de apoio nos momentos de entrada, saída e intervalo das crianças nas unidades em que o programa será implementado.

Além disso, a SME vem realizando o fortalecimento das equipes de prestadores de serviço terceirizados, com novas contratações para as funções de zeladores e serviços gerais para dar conta da nova demanda de trabalho.

E, além dos profissionais e parcerias, a SME abrirá um edital para contratação de oficineiros que atuam em diversas áreas, o qual será publicado nos próximos dias. Com a finalização deste processo, todas as unidades contempladas com o ETI neste ano de 2023 estarão em plena atividade.

O Corpo de Bombeiros é um dos parceiros do ETI Pira e tem realizado nas escolas o projeto Bombeiro Educador.