A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, entregou no último sábado (19), à tarde, a primeira etapa do asfalto do bairro Santo Antonio, atendendo reivindicação de mais de 15 anos dos moradores e lideranças daquele bairro. A solenidade que reuniu moradores, vereadores e lideranças local, contou com a participação do prefeito Barjas Negri e o secretário de Obras, Paulo Prates.

Nessa primeira etapa foram asfaltadas 10 ruas, que contam agora com galerias, guias, sarjetas e asfalto. As obras foram executadas pela Construtora Equipav. Está prevista para setembro e outubro, a entrega da segunda e terceira etapas, completando a pavimentação de 48 mil metros quadrados, 13 mil metros de guias e sarjetas e cerca de 30 ruas no Santo Antonio. O investimento total para a pavimentação do bairro, é de R$ 2 milhões, beneficiando cerca de 3 mil moradores.

O presidente da Associação dos Moradores do Santo Antonio, Odair do Nascimento, disse que o asfalto nas ruas do bairro é uma conquista importantíssima da comunidade, que sempre almejou por ter as ruas asfaltadas. “Quem viu como era antes essas ruas e agora, notará uma diferença significativa. Antes era só pó e poeira e agora o quadro mudou e as pessoas estão mais alegres e felizes, porque a pavimentação significa além de melhoria da qualidade de vida, mais saúde e cidadania”.

O prefeito Barjas Negri ressalta que o Santo Antonio é um grande bairro que ficou por mais de 15 anos sem pavimentação asfáltica. Ele lembrou que no final do ano passado foram feitas galerias de águas pluviais e no início desse ano foi aberta licitação e hoje está sendo entregue a primeira etapa da pavimentação que compreende 1/3 do bairro.

Segundo o prefeito, um bairro pavimentado tem mais segurança e tranqüilidade, sem pó e sem lama. Ele explicou que o Santo Antonio é um dos maiores investimentos sociais em pavimentação da sua administração, sendo que o Mário Dedini em termos de monetários, lidera os investimentos. Citou ainda os bairros Monte Rey, Algodoal, Taiguara, Javari e Tatuapé, que também contam com esse benefício.

Em relação aos critérios para pavimentar determinado bairro, Barjas afirmou que são baseados nas assembléias e audiências públicas, onde os próprios moradores definem suas prioridades. “Acredito que a cada ano, consigamos asfaltar de 3 a 4 bairros e ao final da sua gestão, em 2008, grande parte de Piracicaba estará asfaltada”.