A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), entregou oficialmente, na manhã de hoje, sexta-feira, dia 22/12, a reforma predial e adequação estrutural feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José. A cerimônia reuniu autoridades, como o prefeito Luciano Almeida e a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, representantes de serviços da Assistência Social e pessoas da comunidade atendidas na unidade.
Na abertura, crianças e adolescentes do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Jardim Itapuã fizeram apresentação em Libras, das músicas Dias melhores virão, do Jota Quest e Pra você sorrir, de Marcela Taís. Ao final da cerimônia, autoridades e equipes dos serviços da rede socioassistencial participaram do descerramento da placa de entrega da reforma.
O prefeito Luciano Almeida que fez questão de conhecer toda a estrutura predial do Cras, destacou a importância do serviço. “Para nós é uma felicidade entregar a reforma de espaços como este, com boa estrutura para acolher e promover atendimento às famílias. Reformar não significa apenas atender bem, mas oferecer infraestrutura aos servidores públicos que atendem o público. Estamos reformando outras unidades de saúde e educação, porque entendemos que a população precisa ser bem acolhida”, disse.
Euclidia Fioravante iniciou sua fala agradecendo a lição de inclusão que as crianças do CCInter deram ao apresentar as músicas em Libras e o trabalho do serviço executado em parceria com as entidades do município. Na sequência, falou sobre o trabalho do Cras na região do São José, enfatizando o atendimento e a importância das ações no território.
Usuários do Cras São José e CCInter também marcaram presença. Silvana Almeida Campos, moradora do Jardim Glória, é acompanhada pelo Cras e faz parte do grupo de pessoas idosas do serviço. “Desde que comecei a fazer parte do serviço, minha vida mudou; fiz várias amizades, participo de atividades e agora serei atendida em um lugar ainda melhor, estruturalmente”, comentou.
“O Cras ficou ótimo. Até parece que está mais amplo”, descreveu Isis Cortegosso, moradora do Cantagalo e mãe de criança atendida pelo CCInter Jaraguá, próximo ao Cras.
O município conta com seis unidades de Cras, que realizaram cerca de 14 mil atendimentos este ano. Essas unidades públicas consideradas a porta de entrada da Assistência Social, oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio da execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias acompanhadas participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.
Palavras-chave: Smads; reforma; Cras; CCInter.