Luciano Almeida, secretários e equipes do Cras, Volante, Criança Feliz, após descerramento da placa de entrega da reformacom as crianças do CCInter Parque dos Sabiás
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), entregou oficialmente, na manhã de hoje, quarta-feira, 19/04, a reforma predial e adequação estrutural feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte. A cerimônia reuniu autoridades, como o prefeito Luciano Almeida e a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, representantes de serviços da Assistência Social e pessoas da comunidade atendidas na unidade.
Crianças do CCInter Parque dos Sabiás durante apresentação
Na abertura, crianças do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Parque dos Sabiás fizeram apresentação de dança e, ao final da cerimônia, participaram do descerramento da placa de entrega da reforma.
O prefeito Luciano Almeida destacou a importância dos Cras e dos espaços de atendimento. “A revitalização desse espaço proporcionará melhor acolhimento à população, além de um local adequado para as ações e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, disse.
Prefeito Luciano Almeida, durante cerimônia de entrega da reforma do Cras Novo Horizonte
Euclidia Fioravante falou sobre o trabalho do Cras na região do Novo Horizonte e a necessidade da reforma no prédio. “Este era um dos nossos equipamentos com maior necessidade de reforma. Tínhamos inúmeros problemas com a estrutura e hoje podemos desenvolver um trabalho ainda melhor, priorizando a acessibilidade da população e dos funcionários”.
As obras contemplaram serviços de instalação de revestimento cerâmico e piso em granilite, pintura, manutenção do alambrado e piso externo, recuperação estrutural, de hidráulica e elétrica e serviços de pintura.
Para Flaviana Basaglia, usuária do Cras, que esteve na entrega, o espaço ficou melhor. “Me parece ainda mais espaçoso, os banheiros foram reformados e até para as reuniões o local ficou ainda mais acolhedor”, comentou.
Além do prefeito e da secretária da Smads, participaram da entrega Jane Franco Oliveira, da Semuttran, Paulo Borges, da Semozel, Reinaldo Pousa, da Semutri, e Nancy Thame, da Sema, além de representantes da Equipe Volante, Criança Feliz, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosos, famílias e usuários da unidade.
Os Cras são considerados a porta de entrada da Assistência Social. Essas unidades públicas oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio da execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias acompanhadas participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.