A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, entregou à população a construção do novo prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) 1º de Maio na manhã de hoje, quarta-feira, 17/01. Além do atendimento aos usuários SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade também seguirá como centro-escola recebendo profissionais do Programa de Residência Médica e também alunos graduandos no curso de medicina da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM). Participaram da solenidade, o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, Rosana Bucheri, diretora da Anhembi-Morumbi, entre outras autoridades locais e vereadores. A nova unidade atende cerca de 4.500 pessoas.
Em seu discurso, o prefeito Luciano Almeida destacou que a inauguração é de uma casa própria para o atendimento em saúde. “Esta unidade é uma de várias que estamos mudando do aluguel para prédio próprio. Desde que assumi a Prefeitura não entendia o porque de tantas unidades estarem em prédios alugados. Estamos trabalhando para mudar isso. Nesta aqui, em especial, tivemos uma parceria muito importante com a universidade para darmos condição da equipe trabalhar bem e que a população também seja muito bem acolhida. Reforço também que esta unidade não é da Prefeitura, mas sim, da população. Por isso, pedimos para que vocês utilizem este espaço e cuidem dele como se fosse a casa de vocês, porque vocês merecem o melhor”, afirmou.
Na oportunidade, além da economia com os alugueis gerados pela entrega de novas unidades, o prefeito também reforçou a ação de reformas de mais de 20 unidades de saúde. “Assim como nós fizemos na Educação, que em breve vamos realizar a entrega das reformas em todas as unidades escolares, vamos também iniciar o projeto de reforma nas unidades de saúde. Já temos uma lista de 21 unidades prioritárias. Estas não recebiam uma manutenção ou reforma adequada há mais de décadas e já estava na hora de elas receberem a atenção necessária para atender bem a população e dar qualidade de trabalho aos nossos servidores da Saúde”, enfatizou Luciano Almeida.
Ana Paula Gonzales, enfermeira responsável pela USF 1º de Maio, também comemorou a conquista do novo prédio. “Só tenho de agradecer o empenho da Prefeitura em nos dar este bonito e amplo espaço, e também à equipe da unidade que me acompanha há mais de 15 anos aqui. Sem eles não seria possível realizar este sonho. Quando cheguei nesta unidade, ela estava em casa alugada e que foi transferida para um prédio próprio, porém, este espaço teve problemas estruturais e fomos obrigados a ficar mais um bom tempo em uma casa pequena e alugada. Agora voltamos a ter uma casa própria e poderemos proporcionar um atendimento ainda mais dedicado aos nossos usuários”, disse.
O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, reforçou que a USF 1º de Maio atende cerca de 4.500 pessoas em sua área de abrangência e enalteceu a parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi, de onde originou o investimento de R$ 2,67 milhões para a construção da unidade por meio do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço). “Estamos incentivando o ensino superior e dando qualidade no atendimento à população que mais precisa. Da estrutura para estas equipes atenderem a população e, também, serem base de ensino para futuros médicos, mostra que estamos no caminho certo”.
Rosana Bucheri, diretora da Anhembi-Morumbi, agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Estamos no caminho certo para construir uma saúde de qualidade em Piracicaba, não somente pela formação de bons médicos, mas também por conseguir dar a oportunidade dos profissionais de saúde terem uma unidade para acolher bem a população”. A diretora do curso de Medicina da UAM, Cecília Buck, lembrou que a USF 1º de Maio foi a primeira unidade a receber estudantes da universidade. “Em 2018, esta foi a primeira unidade que recebeu equipe de médicos ainda em graduação para estágios e residência. Desde então, temos esta excelente parceria com a equipe desta unidade e o bom acolhimento dos usuários. Entendemos que estamos garantindo uma boa formação para nossos alunos com o foco no Sistema Único de Saúde. Agora vamos poder fortalecer ainda mais esta parceria”, completou.
Também participaram da solenidade: Marcelo Pinto de Carvalho, assessor de gestão em projetos de saúde e politicas públicas da SMS e demais diretores e coordenadores do Departamento de Atenção Básica (DAB); Talita Bonato, médica e docente da UAM; Paulo Soares, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Sergio Fortuoso, superintendente da Unimed Piracicaba; membros da comissão de saúde do bairro 1º de Maio; dos secretários municipais Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca (Selam), Reinaldo Pousa (Semutri), Euclídia Fioravante (Smads), Sidney Nunes (comandante da GCM); e os vereadores Paulo Camolesi, Anilton Rissato, Paulo Campos, Acácio Godoy e Silvia Morales.
RAIO-X – Localizada na rua Augusto Gomes da Silva, esquina com a rua Maria Antônia Godinho Beduschi, a nova unidade tem 367,82m² de área construída e contempla recepção; copa; três consultórios clínicos (sendo um com sanitário) e um odontológico; salas de nebulização, almoxarifado, vacina, curativo, acolhimento, atividades coletivas, atendimento (observação e coleta) e de espera; sanitários feminino e masculino para funcionários, sanitários P.c.D masculino, feminino e coletivo; lavanderia; ambiente de lixo orgânico, hospitalar e reciclável; sala de esterilização e expurgo; abrigo para gás, compressor e gerador, além de estacionamento de veículos.