USF Tatuapé 2 foi inaugurada nesta quinta-feira, 04/07, pelo prefeito Luciano Almeida

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Obras e Zeladoria (Semozel), entregou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Tatuapé 2 que vai atender a uma população de aproximadamente 4.500 pessoas nas regiões do Jardim Camargo, Jardim Borghesi, Vila Cristina, Tatuapé 2 e adjacências. O investimento foi de R$ 1,79 milhão, com verbas do governo estadual e contrapartida do município. A solenidade aconteceu na manhã de hoje, 04/07, e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, dos secretários da Semozel, Márcio Marino, e da Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, autoridades e de moradores da região.

Luciano Almeida enalteceu o empenho das equipes da Prefeitura na concretização deste projeto. “Feliz por entregar mais uma obra e animado por saber do esforço de todas as equipes das Secretarias de Obras e Saúde para que essa unidade ficasse pronta. Ninguém faz nada sozinho, e por isso, ressalto também a força da associação de moradores que nos cobraram a fazer o projeto e, com ele pronto, ajudou a conseguir recursos por meio de emenda parlamentar. Precisamos manter o foco na Atenção Básica, na prevenção, para evitar que a população fique doente e busque por atendimentos nas UPAs ou hospitais”, afirmou.

Enfermeiro Daniel Lima, recepcionou o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde, Marcelo Carvalho, e apresentou a nova unidade aos dois

O enfermeiro responsável pela unidade, Daniel Vieira Lima, destacou que esta inauguração é um marco significativo para a comunidade. “É um reflexo do compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar de todos os cidadãos. Como enfermeiro, testemunhei de perto os desafios que nossa comunidade enfrentou no acesso a cuidados de saúde de qualidade. Esta nova unidade representa uma esperança renovada, um espaço onde cada pessoa será acolhida, cuidada e tratada com dignidade e respeito. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao senhor prefeito e à Secretaria de Saúde pelo apoio e empenho incansáveis na realização deste projeto”, enfatizou.

Moradora do Tatuapé conversa com o prefeito Luciano Almeida durante visita a nova unidade de saúde

Salvina Nunes, representante da associação de moradores do bairro Tatuapé, reforçou o apoio da comunidade para a conquista da unidade. “Vimos por anos a situação precária no atendimento a população desta região da cidade na antiga unidade. Buscamos apoio, fomos na Prefeitura, na Assembleia Legislativa de São Paulo e conseguimos, com o apoio da Prefeitura e de muitas pessoas, essa unidade. Agora nosso apelo é para que a população nos ajude a cuidar e manter o serviço de qualidade que estamos recebendo neste momento. Isso é nosso!”, afirmou.

Além da população, participaram das inaugurações: Gustavo Laposta Aguiar, diretor do Núcleo de Apoio Administrativo da SMS; das coordenações da Atenção Básica (DAB) Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca (médica), Tatiana Bonini (Enfermagem); das apoiadoras Cátia Ortiz Scarpari (Saúde Bucal), Luciana Amaral e Carolina Rossi (DAB); da deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), do ex-deputado estadual Roberto Morais – responsável pela emenda destinada a esta obra –, e dos vereadores Acássio Godoy, e Anilton Rissatto.

Ao lado do secretário de Saúde, Marcelo Carvalho, o prefeito Luciano Almeida conheceu todos os espaços da USF Tatuapé 2

Na oportunidade, o prefeito fez outro anúncio importante para a população na Educação. “Aproveito a chance para avisar que a nova escola do bairro Tatuapé, que fica ao lado desta unidade, será concluída. Após muita dificuldades, hoje podemos dizer que ainda este mês a parte final dessa obra será iniciada e esperamos, em breve, entregá-la à população”, completou Luciano.

USF TATUAPÉ 2 – Na antiga unidade, situada em prédio alugado na rua Presidente Washington Luiz, os usuários encontravam dificuldade de acesso devido à escada, já que os consultórios e sala de vacinação ficavam no andar superior, o número de salas era insuficiente para atender a demanda, não havia sala de inalação ou procedimento de enfermagem. Além disso, a sala de espera ficava na garagem e quando chovia forte, quem estava no local acabava se molhando.

Agora, na nova unidade localizada na Rua Godofredo Bulhões Ferreira Carvalho, nº 226, os usuários têm ampla recepção, sala de espera, sala de vacina, sala de acolhimento, sala de nebulização, consultório odontológico, sala de curativo, três consultórios clínicos, sala de atividades coletivas, sanitários feminino e masculino PCD e ambientes de acesso restrito como esterilização, expurgo e demais áreas de serviço. No entorno do prédio foi executada calçada em concreto armado com tela e plantio de grama.