O prefeito Barjas Negri esteve ontem (22) no Unileste para entregar oficialmente a conclusão da iluminação pública do distrito industrial. Foram trocadas 218 lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de vapor de sódio (amarelas), instalados 82 novos postes e oito transformadores, com investimento de R$ 185 mil. “A iluminação é importante porque dá mais segurança aos trabalhadores e empresários do local”, disse Barjas.

Os empresários do Unileste aguardavam a conclusão da iluminação há mais de 20 anos, segundo informação de Antonio José Miotto, presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial Unileste de Piracicaba (Aedip). “O distrito tem 15 mil trabalhadores em 88 empresas. A iluminação traz tranqüilidade e segurança a todos que trabalham no local”, disse. Ele ainda lembrou que a nova iluminação foi possível graças a parceria firmada entre a Prefeitura e a Aedip.

Miotto lembrou que em apenas duas reuniões com Barjas Negri para tratar sobre a iluminação do distrito já tinha a solução. “Neste dia foi dado o ponta pé inicial e agora temos a iluminação”, disse. Segundo o presidente da Aedip, o contrato com a CPFL foi assinado em dezembro e a Companhia tinha até o final de fevereiro para entregar a iluminação.

O segundo passo ficou para a Aedip fazer o rateio com os empresários do local, que vão pagar R$ 0,12 por metro quadrado, parcelado em quatro vezes. “Agora iluminado, o Unileste se torna mais um cartão-postal de Piracicaba, como a Esalq e a Rua do Porto”, informou Barjas.

Participaram do evento empresários do Unileste, Sérgio Bissoli (Procurador-Geral do município), Luciano Almeida (secretário municipal da Indústria e comércio) e os gerentes da CPFL Devanir Montoani Júnior (Poder Público), Gilberto Luis Bernardino (Grandes Clientes), Roberto Nobre Ferraz (Divisão de Serviços a Clientes) e o engenheiro Líder Piracicaba, André Alexandre Bertanha.

Iluminação

Na próxima segunda-feira (27), o prefeito assina nova parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Desta vez, será parar trocar 1.956 lâmpadas em 28 bairros da cidade, beneficiando 280 ruas. O objetivo da Prefeitura é que até o fim de 2006 sejam trocadas 6000 lâmpadas em toda a cidade. Em 2005, foram trocas 7775 lâmpadas em 94 bairros. Só na região da Vila Cristina, Novo Horizonte, Paulista e Paulicéia, foram substituídas 1629 lâmpadas no ano passado.