A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba), entregou no fim da tarde de ontem, quarta-feira, 16/08, os certificados de conclusão de curso aos participantes da segunda turma do projeto Monitoria de Turismo 60+, que consiste em um curso gratuito para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade. O evento aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico, com a presença do prefeito Luciano Almeida e secretários municipais. Receberam os certificados 18 alunos.
Antes da entrega dos certificados, a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, anunciou que agora todos os alunos do Monitoria de Turismo 60+ terão direito prioritário ao curso Agente de Informações Turísticas, viabilizado pela Prefeitura de Piracicaba, em parceria com o Senac, a partir da segunda quinzena de setembro, totalmente gratuito. Ela comentou, ainda, que estão desenvolvendo um processo para contratação dos alunos formados para atuarem em eventos e atrativos turísticos da cidade.
“Tanto nesta segunda turma quanto na primeira, os alunos nos pediram para dar continuidade às aulas, então conseguimos viabilizar, em parceria com o Senac, o curso de agente de informações turísticas, para que possam continuar se aprimorando cada vez mais”, falou Alessandra.
“Todos vocês que estão aqui hoje, recebendo o certificado, possuem muita história para contar sobre a cidade, e com muita paixão pelas experiências vividas, então com certeza têm diversas informações para acrescentar à vida das pessoas”, disse o chefe do Executivo, Luciano Almeida.
“O propósito deste projeto Monitoria de Turismo 60+ é também de resgatar a autoestima de quem tem 60 anos ou mais, porque quem tem essa idade tem muito ainda para viver e fazer”, afirmou o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados a presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Andrea Almeida, e a secretária da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Euclidia Maria Fioravante.
ALUNOS – Para Eliane Giacobelis, 70, participante da segunda turma do projeto, o curso foi importante para agregar conhecimento e também criar novas amizades. “O Monitoria de Turismo 60+ foi excelente. Aprendi muito e tivemos uma turma bastante participativa. Com os estudos, fiquei abismada com a quantidade de atrativos turísticos da cidade. Foi realmente muito gratificante participar, porque o saber não ocupa espaço”, contou.
Quem também aprovou a iniciativa foi Mario Antonio Cavicchioli, 73, que classificou o curso como “uma experiência valiosa”. Foi uma convivência muito gostosa entre todos. Ao longo das aulas, criamos um vínculo. E o turismo proporciona isso, além de muito aprendizado”, disse.
Outro aluno que apreciou o projeto foi Paolo Gregori, 63. “Foi fantástico. Me reinventei e vi o quanto é possível empreender no Turismo” comentou.
As aulas da segunda turma começaram em julho e terminaram em agosto. Elas ocorreram sempre às terças e quintas-feiras, no período da manhã, no anfiteatro da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900. O curso teve duração de 30h horas aulas e foi ministrado por Marta Poggi.
Entre os temas abordados nas aulas estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais, TripAdvisor e Google para atrações turísticas, hospitalidade e acolhimento como diferenciais, condução e mediação de visitas, experiência de atendimento personalizado e humanizado e coleta e organização de informações sobre ambientes e atrativos.