Prefeitura entrega academia híbrida
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Selam (Secretaria Municipal de Esportes) entrega, nesta sexta-feira (15), às 18h30, a primeira academia híbrida da cidade, instalada no Parque de Lazer do Piracicamirim.
Diferente das demais, a academia hibrida é equipada para atender frequentadores cadeirantes ou não. Além disso, a grande novidade é que é a primeira equipada para deficientes visuais. Cada aparelho possui inscrição em Braille com orientações sobre os tipos de exercícios e os músculos trabalhados, além do piso tátil para auxiliar na locomoção.
A academia possui sete aparelhos para condicionamento físico para trabalhar os principais grupos musculares: máquina de abdominal, puxada alta, bíceps, tríceps, supino, remada e torre de bicicleta. Os equipamentos híbridos representam um avanço na área da atividade física, encampando características de máquinas convencionais e adaptadas em um só aparelho.
A indicação para a implantação dessa estrutura de academia na cidade foi do vereador André Bandeira, de acordo com a Lei Municipal 9088.
Piracicaba possui 80 academias ao ar livre instaladas. Sobre a Academia Híbrida o Prefeito Barjas Negri comentou que “essa nova estrutura permite a inclusão total entre os frequentadores e amplia as opções de atividade física na cidade.”
A denominação de “Academia Maria Isabel Bueno da Cunha Daroz” é uma homenagem à piracicabana apaixonada por esportes que disputou o Campeonato Pan-Americano de Basquete na década de 70. Formada em educação física pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Maria Isabel seguiu carreira como professora na rede estadual de ensino. Em 2010, voltou a praticar esportes e mostrou que a idade não é empecilho, competindo pela cidade nos Jogos Regionais do Idoso até 2016, ano em que faleceu.
