A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), encerrou na manhã de hoje, quinta-feira, 23/03, a primeira edição do curso gratuito Monitoria de Turismo 60+, criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade.
Curso teve início no dia 14 de fevereiro e foram ao todo 30 horas/aulas, com encontros às terças e quintas-feiras, no período da manhã
O curso teve início no dia 14 de fevereiro e teve ao todo 30 horas/aulas, com encontros às terças e quintas-feiras, no período da manhã. Além do conteúdo técnico, que tratou de temas como serviços receptivos, experiências turísticas e inovação no turismo, os 29 alunos realizaram visitas técnicas em diversos pontos do município, como o Horto de Tupi, o Parque do Mirante e a colônia tirolesa formada pelos bairros Santana e Santa Olímpia.
Na aula de encerramento hoje, os participantes apresentaram, como projeto de conclusão do curso, diferentes propostas de roteiros, como caminhada fotográfica e turística, rota por antiquários e também por cervejarias. Ao final do encontro, puderam assistir a uma apresentação teatral feita por Elson de Belém, nome artístico de Elson Ferreira Viana, um dos discentes do curso.
“Essa foi a primeira edição do curso e estamos bastante contentes com o resultado final. Os participantes realmente se envolveram e criaram propostas de roteiros turísticos e experiências turísticas que agregam conhecimento e lazer e que, com certeza, têm potencial para se tornarem produtos reais”, disse a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.
De acordo com o titular da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, o Monitoria de Turismo 60+ foi idealizado para colaborar com o bem-estar das pessoas que possuem mais de 60 anos de idade e também para movimentar a economia da cidade. “Além da socialização e da possibilidade de conhecerem mais de Piracicaba, estamos oportunizando aos alunos o trabalho, porque estão se qualificando para o turismo no município, para que os turistas sejam recebidos da melhor maneira e voltem, visitando nossos atrativos turísticos, consumindo em nossos restaurantes, se hospedando em nossos hotéis e com isso movimentando todo o trade turístico”, falou.
Na aula de encerramento, participantes apresentaram, como projeto de conclusão do curso, diferentes propostas de roteiros
PARTICIPANTES – Para Miriam Simões, uma das alunas do curso Monitoria de Turismo 60+, a participação valeu a pena. “Todos os encontros foram muito agradáveis. Aprendi muito desde a primeira aula e por isso no encerramento tivemos propostas maravilhosas de roteiros”, comentou.
Quem também aprovou o curso foi Luís Alberto Müller. “O curso foi muito valioso. Tivemos orientações e adquirimos conhecimento de forma técnica para criar oportunidades com produtos turísticos”, afirmou.
Conforme Jussara Ferraz, que fez o curso ao lado do marido Orivelto Ferraz, o curso foi fundamental para o desenvolvimento intelectual. “As aulas foram excelentes para abrir a mente, porque na maioria das vezes a gente acaba ‘estacionando’ o cérebro com as atividades rotineiras, então é sempre bom manter a cabeça ativa. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muito mais da cidade”, contou.
As aulas do curso Monitoria de Turismo 60+ aconteceram no auditório da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), situado na região central da cidade, e todos os alunos receberão certificados.