Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura encerra atividades alusivas ao Mês da Árvore com vivência no Horto de Tupi

Ação destacou a importância do bem-estar em contato com a natureza e reuniu integrantes da Associação Brasil Parkinson

Por CCS / Publicado em 01/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas, a maioria idosos, reunidos ao ar livre em volta de uma mesa. Há uma lagoa ao fundo, cercada por árvores. As pessoas parecem estar participando de uma atividade ou jogo, pois há vários cartões espalhados sobre a mesa. Algumas pessoas estão de pé, outras sentadas em cadeiras. A maioria veste camisetas brancas. Há um homem com colete verde que parece ser o instrutor ou facilitador da atividade. O clima parece ser agradável e informal.
Prefeitura encerra atividades alusivas ao Mês da Árvore com vivência no Horto de Tupi

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, encerrou ontem, 30/09, as ações do Mês da Árvore com uma vivência especial no Horto de Tupi. Realizada em parceria com a Associação Brasil Parkinson – Núcleo Piracicaba, a atividade teve como tema central o bem-estar do ser humano em contato com a natureza.

O encontro foi o último de uma programação composta por três visitas monitoradas, que também incluiu atividades no Viveiro Municipal de Mudas, em 16/09, e no Parque do Mirante, em 23/09. Cada encontro trabalhou diferentes aspectos da Educação Ambiental, como biodiversidade, importância das matas ciliares, conservação da água, história de Piracicaba e, por fim, o bem-estar em contato com a natureza.

A atividade no Horto começou de forma sensorial, com um momento de silêncio no qual os participantes foram convidados a perceber atentamente o ambiente ao redor – os sons da mata, o perfume da vegetação e a brisa que atravessava o espaço. A proposta foi estimular a escuta e a conexão com o local, que abriga porções de mata nativa e de Mata Atlântica preservada.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em cadeiras ao ar livre, em um ambiente natural com muita vegetação, incluindo bambus altos e árvores. Há duas pessoas em pé, possivelmente guias ou palestrantes, conversando com o grupo. Uma delas, vestida com um colete verde com o logo "SEDEMA", está de costas para a câmera, falando com as pessoas sentadas. A outra pessoa, vestida com um colete verde e bermuda, está de frente para a câmera, também falando com o grupo. O cenário é um caminho de terra que serpenteia pela paisagem verde. Ao fundo, há uma placa com os dizeres "PROIBIDO NADAR", indicando a presença de um corpo d'água próximo. A iluminação sugere que é um dia ensolarado. As pessoas no grupo parecem estar participando de uma palestra, tour guiado ou alguma atividade educativa ao ar livre.
Ação destacou a importância do bem-estar em contato com a natureza e reuniu integrantes da Associação Brasil Parkinson

Na sequência, os participantes escolheram imagens que representavam, para cada um deles, a ideia de bem-estar, e compartilharam reflexões em grupo. A dinâmica, conduzida pela equipe do NEA, reforçou a importância da natureza não apenas para a conservação ambiental, mas também para a saúde física e emocional.

Entre os presentes estava José Antônio Oliveira, 68 anos, aposentado e integrante da Associação Brasil Parkinson, que participou acompanhado da esposa, Sônia Maria dos Santos Oliveira, 67 anos. Oliveira esteve também nos outros dois encontros da programação e avaliou a experiência de forma positiva. “Participar desses encontros foi muito prazeroso, porque quebra a rotina e nos aproxima da natureza. Também é uma forma de relembrar a importância de preservar, já que o meio ambiente é essencial e merece sempre estar em pauta”, disse.

A imagem mostra um casal sentado em um ambiente externo, possivelmente um parque ou jardim, com árvores e folhagens ao fundo. O homem, à esquerda, veste uma camiseta branca com um desenho de beija-flor e a inscrição "COLIBRI PIRACICABA PARKINSON COM QUALIDADE DE VIDA", além de um boné preto. Ele parece estar em uma cadeira de rodas. A mulher, à direita, usa uma camiseta preta com um coração formado por flores coloridas e óculos escuros. Ela também parece estar em uma cadeira de rodas, e segura uma mochila preta com uma garrafa de água. Ambos sorriem para a câmera, transmitindo uma expressão de contentamento. A luz natural ilumina a cena, criando um ambiente agradável e sereno.
Entre os presentes estava José Antônio Oliveira, acompanhado da esposa Sônia Maria dos Santos Oliveira

Para Sônia, os encontros foram enriquecedores. “Essas atividades foram muito significativas, pois nos permitiram conhecer lugares novos da cidade e, ao mesmo tempo, refletir sobre o meio ambiente, que é um tema fundamental para a nossa vida e para o futuro”, completou.

As atividades, com caráter inclusivo, foram organizadas em conjunto com a equipe gestora da Associação Brasil Parkinson. Além de ampliar o acesso da comunidade atendida aos programas de Educação Ambiental da Prefeitura, os encontros possibilitaram reflexões sobre biodiversidade, importância das matas ciliares, conservação da água, história de Piracicaba e, por fim, sobre como o contato com a natureza pode promover bem-estar e qualidade de vida.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.