O prefeito Barjas Negri encaminhou à Câmara de Vereadores de Piracicaba o projeto de Lei para integrar o município de Piracicaba ao Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares). Caso seja aprovado, a cidade de Piracicaba será a maior, em número de população, a integrar o consórcio, que é formado pelas cidades de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. O objetivo é compatibilizar uma gestão integrada de resíduos sólidos urbanos. Entre as ações do consórcio está o planejamento, regulação e fiscalização para melhorias fitossanitárias.

O secretário de Meio Ambiente, José Otávio Menten, destacou que Piracicaba é pioneira no tratamento de resíduos, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e tem uma atuação importante em diversos consórcios da região. “O Consimares um dos poucos consórcios que tratam de resíduos, e por Piracicaba ser um líder no amplo atendimento à PNRS, é natural integrar essas instituições que buscam estudar e achar soluções regionais para o lixo. Assim como a água foi a grande questão na década passada, nessa, os resíduos sólidos passam a ser um problemas ambientais relevantes”, complementou.

No início de fevereiro, Barjas Negri recebeu os prefeitos das cidades de Ipeúna, Saltinho e Rio das Pedras para uma reunião com o presidente do Consimares e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza. Durante o encontro, os prefeitos assinaram carta de intenção para integrarem o consórcio. Na semana passada, um grupo de 40 pessoas do Consimares visitou a CTR (Central de Tratamento de Resíduos), acompanhados de Barjas e do presidente da Piracicaba Ambiental, Gerson Grutolla.

Barjas destacou a importância da cooperação entre os municípios e a contribuição de Piracicaba. “A questão ambiental é um problema que exige o enfrentamento correto e atender ao PNRS. A cidade de Piracicaba, por meio de uma PPP (parceria público-privada) e visitas a diversos países, conseguiu implementar o sistema que abrange o transporte, coleta e descarte de resíduos sólidos. Participar do Consimares é unir forças para conseguirmos ações regionais e trocar experiências”, disse.

O CONSÓRCIO – O Consimares foi constituído pelos municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, em 17 de janeiro de 2009, para compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, assunto de comum interesse entre os municípios. O consórcio também integra os municípios de Capivari, Elias Fausto e Hortolândia.