Prefeitura encaminha para cartório a regularização do Tatuapé
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap), encaminhou hoje (18) o processo de regularização fundiária do bairro Tatuapé, que vai beneficiar 446 famílias que receberão as escrituras definitivas de seus imóveis.

Prefeito Barjas Negri assina documentação de encaminhamento da regularização do Tatuapé ao cartório
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura regularizou 10 núcleos habitacionais, beneficiando 866 famílias que, com a conclusão dos processos, garantiram as escrituras de seus imóveis. Segundo a Emdhap, outros núcleos estão em processo de regularização.
O processo do Tatuapé teve início em 2006, com a urbanização do local, quando a Prefeitura levou melhorias para as famílias. Depois do trabalho de campo e preparação da documentação, a Emdhap encaminhou o pedido de regularização. Recentemente, o processo retornou à Emdhap para ajustes, de acordo com apontamentos do 2.º Cartório de Registro de Imóveis. Trata-se de uma área total de 106,5 mil m2, que será dividida em lotes e cada família terá a sua escritura de seu terreno.
TATUAPÉ – O bairro teve início em 1988, quando a Prefeitura sorteou alguns lotes. Porém, logo em seguida, houve uma invasão, o que impediu a regularização dos imóveis. Em 1990, segundo José Valdir Martins, funcionário público aposentado, que morou no Tatuapé de 1887 a 2018, os moradores criaram uma associação para lutar junto à Prefeitura por melhorias e também a regularização fundiária.
As primeiras conquistas para o bairro aconteceram nas gestões dos prefeitos Mendes Thame e Humberto de Campos. Mas, as principais melhorias surgiram nas gestões do prefeito Barjas Negri, como a urbanização, implantação de equipamentos de saúde e de lazer.
Salvina Nunes, da diretoria atual da associação de moradores, lembra a transformação do bairro nos últimos anos e destaca como melhoria a construção da creche para o bairro, que está na fase final de obra e funcionará no ano que vem.

