Prefeitura e Semae vão regionalizar redes de abastecimento para diminuir perdas de água no município
Investimento de R$ 9 milhões vai permitir a instalação de 1.000 novos registros de pressão, substituir antigos e instalar válvulas reguladoras de pressão

A Prefeitura e o Semae de Piracicaba vão investir mais de R$ 9 milhões para regionalização da rede de água da cidade com a instalação de 1.000 novos registros de pressão na rede, substituição de registros de manobra antigos e instalação de VRPs (Válvula Reguladora de Pressão). A criação de novas regiões permite dividir a rede de abastecimento em zonas menores e monitorar o consumo e as perdas de maneira mais eficaz, facilitando a detecção de anomalias e permitindo intervenções rápidas.
A obra é mais uma das ações da atual gestão para diminuir as perdas físicas de água tratada, que hoje chegam a 54%, e vai beneficiar mais de 100 bairros e 80 mil pessoas que vivem na margem direita do rio Piracicaba, a partir do Nova Piracicaba, passando por Santa Teresinha, Vila Sônia, Artemis, Santana e Santa Olímpia.
O anúncio foi feito hoje, segunda-feira, 07/04, pelo prefeito Helinho Zanatta, que também assinou o contrato com a empresa prestadora do serviço, a GRP Saneamento & Serviços Administrativos LTDA. Participaram da reunião, ainda, o presidente do Semae, Ronald Pereira, o diretor geral de Saneamento da autarquia, Tiago de Mattos Seydell, o gerente de Controle de Perdas, Sandro Fernando Camossi, além de Gecy Pinheiro e Douglas Blante, representantes da empresa GRP. A ordem de serviço para início das obras será emitida nos próximos dias e o contrato tem duração de dois anos.

O prefeito Helinho Zanatta destacou a importância da ação. “Estamos enfrentando desafios significativos no sistema de abastecimento de Piracicaba, uma vez que grande parte de suas redes e peças são antigos. Muitos dos registros de manobra que compõem essa rede estão gravemente danificados, com sinais evidentes de vazamentos e falhas de vedação já há muito tempo, agravando o problema de perdas no sistema. Esta nossa ação visa solucionar o problema de forma a reduzir significativamente a perda física de água”.
Segundo Ronald Pereira, a substituição eficiente e segura dos registros de manobra danificados nas redes de distribuição de água evita falhas operacionais e possíveis rompimentos nas tubulações. “Esta ação garante a continuidade no fornecimento de água potável para a população, mesmo durante a execução dos serviços, sem interrupções. Além disso, a criação de novas regiões para controle de perdas de água é uma estratégia fundamental para a gestão eficiente dos recursos hídricos, especialmente em sistemas de distribuição de água potável”, completou.
Tiago Seydell, diretor geral de Saneamento, deu exemplo de como o novo sistema vai beneficiar a população. “Em um exemplo simples, se tivermos um vazamento na avenida Cruzeiro do Sul, hoje, a interrupção acontece praticamente no bairro inteiro (Nova Piracicaba). Com a setorização, será possível, minimizar o impacto deste serviço para apenas duas ou três ruas próximas ao local. Desta forma, menos piracicabanos ficam sem água temporariamente devido à manutenção na rede”, explicou.