Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeitura e Semae vão regionalizar redes de abastecimento para diminuir perdas de água no município

Investimento de R$ 9 milhões vai permitir a instalação de 1.000 novos registros de pressão, substituir antigos e instalar válvulas reguladoras de pressão

Por CCS / Publicado em 07/04/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma reunião em uma sala de conferências. Seis homens estão sentados ao redor de uma mesa de madeira retangular. A sala tem grandes janelas que mostram uma vista arborizada com prédios ao fundo. Duas bandeiras, possivelmente brasileira e de um estado ou município, estão penduradas atrás dos participantes. Os homens parecem estar envolvidos em uma discussão séria ou em uma reunião de negócios, com papéis e documentos espalhados na mesa. Um ventilador de teto está visível no canto esquerdo da imagem. A atmosfera parece formal e profissional. Não há mais informações disponíveis na imagem para fornecer detalhes adicionais sobre os participantes ou o propósito da reunião.
Reunião com representantes do Semae e empresa vencedora da licitação apresentou detalhes do projeto ao prefeito Helinho Zanatta na manhã desta segunda-feira, 07/04

A Prefeitura e o Semae de Piracicaba vão investir mais de R$ 9 milhões para regionalização da rede de água da cidade com a instalação de 1.000 novos registros de pressão na rede, substituição de registros de manobra antigos e instalação de VRPs (Válvula Reguladora de Pressão). A criação de novas regiões permite dividir a rede de abastecimento em zonas menores e monitorar o consumo e as perdas de maneira mais eficaz, facilitando a detecção de anomalias e permitindo intervenções rápidas.

A obra é mais uma das ações da atual gestão para diminuir as perdas físicas de água tratada, que hoje chegam a 54%, e vai beneficiar mais de 100 bairros e 80 mil pessoas que vivem na margem direita do rio Piracicaba, a partir do Nova Piracicaba, passando por Santa Teresinha, Vila Sônia, Artemis, Santana e Santa Olímpia.

O anúncio foi feito hoje, segunda-feira, 07/04, pelo prefeito Helinho Zanatta, que também assinou o contrato com a empresa prestadora do serviço, a GRP Saneamento & Serviços Administrativos LTDA. Participaram da reunião, ainda, o presidente do Semae, Ronald Pereira, o diretor geral de Saneamento da autarquia, Tiago de Mattos Seydell, o gerente de Controle de Perdas, Sandro Fernando Camossi, além de Gecy Pinheiro e Douglas Blante, representantes da empresa GRP. A ordem de serviço para início das obras será emitida nos próximos dias e o contrato tem duração de dois anos.

A imagem mostra quatro homens sentados em torno de uma mesa de madeira, aparentemente numa reunião formal. Todos parecem estar vestidos de forma profissional. Um deles está assinando um documento, sugerindo que a reunião pode estar relacionada a algum tipo de acordo ou assinatura de contrato. Aqui está uma análise mais detalhada: * *Ambiente:* O ambiente parece ser uma sala de reuniões formal, com paredes claras e uma mesa de madeira polida no centro. Há um crucifixo visível na parede ao fundo, sugerindo um ambiente possivelmente religioso ou conservador. * *Participantes:* Quatro homens adultos estão sentados na mesa. Eles parecem ser de meia-idade ou mais velhos. Seus trajes sugerem um ambiente profissional ou de negócios. * *Ação:* Um dos homens está ativamente assinando um documento, enquanto os outros parecem estar observando ou participando da discussão. A presença de pilhas de papéis sugere que a reunião é sobre um assunto complexo que requer documentação. * *Interpretação:* A imagem sugere uma reunião formal de negócios ou administrativa, possivelmente envolvendo a assinatura de um documento importante. A atmosfera parece séria e profissional. A presença do crucifixo pode indicar uma instituição com ligações religiosas ou com valores tradicionalmente conservadores. Sem mais contexto, é difícil determinar o assunto específico da reunião.
Contrato assinado hoje é uma das ações que vão reduzir significativamente os indicadores de perdas físicas de água tratada na cidade

O prefeito Helinho Zanatta destacou a importância da ação. “Estamos enfrentando desafios significativos no sistema de abastecimento de Piracicaba, uma vez que grande parte de suas redes e peças são antigos. Muitos dos registros de manobra que compõem essa rede estão gravemente danificados, com sinais evidentes de vazamentos e falhas de vedação já há muito tempo, agravando o problema de perdas no sistema. Esta nossa ação visa solucionar o problema de forma a reduzir significativamente a perda física de água”.

Segundo Ronald Pereira, a substituição eficiente e segura dos registros de manobra danificados nas redes de distribuição de água evita falhas operacionais e possíveis rompimentos nas tubulações. “Esta ação garante a continuidade no fornecimento de água potável para a população, mesmo durante a execução dos serviços, sem interrupções. Além disso, a criação de novas regiões para controle de perdas de água é uma estratégia fundamental para a gestão eficiente dos recursos hídricos, especialmente em sistemas de distribuição de água potável”, completou.

Tiago Seydell, diretor geral de Saneamento, deu exemplo de como o novo sistema vai beneficiar a população. “Em um exemplo simples, se tivermos um vazamento na avenida Cruzeiro do Sul, hoje, a interrupção acontece praticamente no bairro inteiro (Nova Piracicaba). Com a setorização, será possível, minimizar o impacto deste serviço para apenas duas ou três ruas próximas ao local. Desta forma, menos piracicabanos ficam sem água temporariamente devido à manutenção na rede”, explicou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.