Representantes da Prefeitura de Piracicaba e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) realizaram uma visita técnica na manhã de ontem, 17/07, até a Barragem Santa Marina, na cidade de Cordeirópolis (SP). A Prefeitura faz um estudo de viabilidade para a construção de uma barragem na área rural do município, em trecho do rio Corumbataí, para aumentar a reservação de água para abastecimento da cidade. O objetivo da visita foi trocar informações técnicas para auxiliar no desenvolvimento do projeto em Piracicaba.
A visita técnica teve a participação do prefeito Luciano Almeida, do presidente do Semae, Artur Costa Santos, do corpo técnico da autarquia, sendo o diretor do Departamento de Manutenção e Operação, Pedro Caes, e a tecnóloga em saneamento, Dalva de Camargo; também esteve presente o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, o secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herison da Silva, além do prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, que recepcionou e acompanhou a visita da equipe de Piracicaba.
A barragem Santa Marina, em Cordeirópolis, foi inaugurada no último dia 13 de junho. Por ser de porte semelhante ao projeto que está sendo avaliado para implantação em Piracicaba, a comitiva visitou o local para trocar experiências na construção da barragem e informações técnicas que podem contribuir para o estudo que está sendo feito em Piracicaba.
BARRAGEM – Piracicaba é um dos nove municípios inseridos na Bacia do Rio Corumbataí e é considerada uma sub-bacia da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, ambas integrantes da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos número 5 (UGRHI 5) Piracicaba/Capivari/Jundiaí.
Entre todos, Piracicaba é o que possui maior grau de vulnerabilidade dos mananciais superficiais (comprometimento devido à poluição por esgoto doméstico acumulada de outras regiões), e também a maior demanda máxima de consumo diário total – pouco mais de 1,5 mil litros por segundo. O grau de atendimento à demanda, atualmente, pelo manancial é de 2 mil litros por segundo. Conforme estimativas, com o crescimento da população, a demanda de água poderá exceder em 41% a capacidade do Rio Corumbataí até o ano de 2040.
Além do aumento populacional, esses fatores de vulnerabilidade dos mananciais para a cidade de Piracicaba somado aos períodos de estiagem tornou necessário tomar medidas para garantir a segurança hídrica do município, preservando a população contra futuras estiagens similares às que ocorreram em 2014/2015. Esses fenômenos vêm ocorrendo em crescente frequência e por períodos cada vez mais longos, com o consequente aumento do consumo de água pela população.
Com o objetivo de mitigar essa situação, a Prefeitura de Piracicaba e o Semae analisam a construção de uma barragem em área rural, com um volume desejado de 1 milhão de metros cúbicos de água armazenada e uma superfície livre de água máxima de 70 hectares. Para avaliar essa possibilidade, é necessária a realização de um estudo de viabilidade e uma avaliação técnica preliminar para implantação da barragem no rio Corumbataí, dentro da área de Piracicaba.
A empresa Festi & Festi Consultoria e Planejamento foi contratada para elaborar a análise técnica desse estudo, no valor de R$ 99 mil. A partir dessa análise, o estudo vai apontar se é viável a construção da barragem, além do local exato e quais condições são necessárias para esta construção. O prazo para entrega do estudo é de 90 dias, a contar da data de emissão da ordem de serviço, realizada no dia 11/06, ou seja, a análise deve estar pronta até setembro deste ano.