A Prefeitura de Piracicaba e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) iniciaram a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural (PMSR) com o objetivo de implementar medidas eficazes e sustentáveis para o saneamento básico nas propriedades rurais do município, assegurando saúde, bem-estar e desenvolvimento para todos. Para elaboração do documento, será realizada uma série de seminários para ouvir as principais necessidades e sugestões da população rural. A consulta pública também está sendo feita por meio de um questionário na internet, que pode ser preenchido por todos os interessados pelo link: https://form.jotform.com/241283432476659 .

Prefeitura e Semae fazem consulta pública para elaboração do Plano de Saneamento Rural

Por meio do PMSR, Prefeitura e Semae vão poder realizar um diagnóstico da zona rural de Piracicaba para planejar e agir em melhorias das condições de vida das pessoas do campo. “É com grande satisfação que elaboramos e convidamos a população a participar do Plano Municipal de Saneamento Rural de Piracicaba, um projeto inédito que visa assegurar que todas as famílias dessas áreas tenham acesso a água potável de qualidade, sistema de esgotamento sanitário adequado e manejo correto dos resíduos sólidos”, comenta o superintendente administrativo do Semae, Clarindo Neto.

Para garantir que o Plano de Saneamento atenda às reais necessidades da população rural, explica Neto, é fundamental conhecer a situação atual das propriedades e ouvir as opiniões e sugestões dos moradores. Ao preencher o formulário, os residentes das áreas rurais podem fornecer informações sobre a situação atual do abastecimento de água, do afastamento dos esgotos, da coleta de lixo e drenagem de águas de chuva, que servirão de base para elaboração do novo PMSR.

“É crucial a participação de todos através dos questionários e encontros presenciais de cada região, para termos mais dados e informações sobre a realidade dos moradores e realizar um diagnóstico assertivo para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Só assim podemos garantir condições saudáveis para todos os moradores, sendo o saneamento básico um direito fundamental e essencial para a saúde pública e a preservação do meio ambiente”, completa o superintendente do Semae.

Visitas realizadas pelo Semae na região rural para pesquisa do Plano de Saneamento Rural

CONSULTA ONLINE – O questionário do Plano Municipal de Saneamento Rural – PMSR de Piracicaba já está disponível na internet pelo endereço: https://form.jotform.com/241283432476659 . O preenchimento é opcional aos moradores que quiserem participar da consulta pública.

O formulário é simples e rápido de preencher, e as informações prestadas à Prefeitura e ao Semae serão tratadas com total confidencialidade, servindo exclusivamente para os estudos e elaboração dos projetos de saneamento básico. Os questionários podem ser respondidos até o dia 31/07 de 2024.

Caso a pessoa prefira preencher o documento físico, ela pode retirar uma versão impressa do formulário na sede da Prefeitura, no Guichê 16 do Térreo 2 (rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233), de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30; na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), localizada na Av. Dr. Paulo de Moraes, 2.113, de segunda a sexta, das 8h às 16h; ou no Semae, localizado na rua XV de Novembro, 2.200, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os formulários devem ser entregues preenchidos nos mesmos locais de retirada.

Bairro Tanquã terá seminário presencial para elaboração do Plano de Saneamento Rural

SEMINÁRIOS EM JUNHO – Em junho, a Prefeitura e o Semae também começam a realizar uma série de seminários presenciais em algumas regiões rurais para ouvir a população. A primeira acontece para ouvir a população de Santana e Santa Olímpia no próximo sábado, 08/06, às 9h, na Cooperativa dos Produtores de Uva de Santana e Santa Olímpia (Coopervin).

A segunda será na região de Nova Suíça, na segunda-feira, 10/06, às 19h, no Barracão da Igreja Imaculada Conceição do Bairro Nova Suíça. A terceira será na região de Tanquinho na terça-feira, 11/06, às 19h, no Centro Rural de Tanquinho.

A quarta será na região de Tanquã, na quarta-feira, 19/06, às 14h, no Bar do Carlinhos. A quinta será para ouvir a população de Artemis, na quinta-feira, 20/06, às 19h, na antiga Estação de Artemis.