A imagem mostra uma palestra em uma grande sala de aula. O palestrante está no palco, apresentando para uma plateia numerosa de pessoas sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. Há dois painéis grandes na parede atrás do palestrante com informações sobre cursos e programas educacionais, em português. Há bandeiras brasileiras à esquerda da imagem. As pessoas na plateia são em sua maioria mulheres, e estão vestindo roupas casuais. O ambiente parece ser uma universidade ou escola. A iluminação é artificial, típica de uma sala de aula interna. A imagem é bem iluminada e focada. Há cartazes na sala com os logotipos da "FUMEP" e "CEPP", sugerindo uma instituição de ensino.
Fórum de Empreendedorismo Feminino tem como tema Caminhos para a Liderança

Em 19/11 é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e, no dia 21/11, sexta-feira, Piracicaba recebe um fórum dedicado ao assunto. O encontro vai reunir painéis para debater o tema e discutir ações para 2025. O Fórum de Empreendedorismo Feminino, que tem como tema Caminhos para a Liderança, é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, e tem parceria do Sebrae-SP. Ele é gratuito e ocorre a partir das 18h30 no auditório da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep). As interessadas podem fazer a inscrição clicando aqui.

“O objetivo do fórum é fechar com chave de ouro esse projeto que foi destaque entre as ações da Semdettur em 2024, mostrando que a mulher tem seu espaço nas ações do poder público e que a intenção é atendê-la de forma plena e eficiente. Esperamos que incentive e motive as mulheres a buscar sua posição no caminho da liderança”, ressaltou o secretário da Semdettur, Euclides Libardi.

O Fórum de Empreendedorismo Feminino é, também, a celebração de encerramento do Projeto Mulheres Empreendedoras, que reuniu várias ações ao longo do segundo semestre. O programa teve rodas de conversa, capacitações e a realização do seminário Empretec – uma formação do Sebrae-SP sobre comportamento empreendedor.

“Foi um marco significativo na jornada de capacitação e apoio às mulheres de Piracicaba. Estamos ansiosos para refletir sobre os resultados alcançados e já pensando nas ações para dar continuidade em 2025”, comemora a analista de negócios do Sebrae-SP, Débora Rodrigues.

“Aproveite essa oportunidade única para ampliar seu conhecimento, fazer networking e trocar experiências sobre práticas e trajetórias de liderança. Venha fortalecer sua visão de futuro e descobrir como outras mulheres têm se posicionado como protagonistas de suas histórias”, completa.

A imagem mostra uma palestra ou apresentação em uma sala de aula lotada. Muitas mulheres estão sentadas em cadeiras dispostas em fileiras, ouvindo uma palestrante que está em pé na frente delas. A palestrante está usando um blazer bege e uma blusa escura. Atrás dela, há uma tela de apresentação com texto em português, indicando um projeto chamado "Projeto Mulheres Empreendedoras". Há vários banners na sala, aparentemente relacionados à instituição de ensino FUMEP (Faculdade de Medicina do Espírito Santo), mostrando cursos oferecidos como MBA, Engenharias e Ensino Médio. Há bandeiras brasileiras na sala. O ambiente parece formal e acadêmico. A imagem sugere um evento voltado para o público feminino, possivelmente com foco em empreendedorismo.
Fórum de Empreendedorismo Feminino é o encerramento do Projeto Mulheres Empreendedoras

PROGRAMAÇÃO – A programação do encontro começa com um coffee de boas-vindas, seguido pela abertura oficial com autoridades. Na sequência, às 19h30, inicia-se o primeiro painel. O Fórum terá a participação de quatro painelistas:

Aninha Barros: Iniciou sua carreira em 1996 como cantora em bandas de baile, e entre 1999 e 2013 foi vocalista da Banda Themplus. Formada em Canto Erudito pelo Conservatório de Tatuí, atua como professora de técnica vocal desde 2002. Em 2011, criou o grupo Samba d’Aninha, dedicado ao “samba raiz”. Aninha lançou seu primeiro CD em 2015 e, em 2018, foi convidada por Moacyr Luz a participar de projetos e shows no Rio de Janeiro e Salvador;

Andrea Park: diretora de assuntos governamentais e corporativos da Caterpillar Brasil e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq);
Ana Lucia Scagnolato: Tem 12 anos de experiência no serviço público como assistente social, e está há 22 anos na ArcelorMittal, onde atua como consultora na área de Responsabilidade Social e Relações Institucionais. Autora do livro Responsabilidade Social Empresarial – Um Estudo sobre a Avaliação de Impacto no Processo de Gestão;

Cristiane Tibola: Co-fundadora das Startups Pragas.com e Life Biological Control. Possui formação em engenharia agronômica, mestrado em produção vegetal, doutorado em entomologia e MBA em Agronegócio. Atualmente, atua com controle biológico de pragas e inovações para o agronegócio. Foi vencedora do prêmio Mulheres Inovadoras, promovido pela Finep e entrou para o Ranking 100 Open Startups, como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. É mentora do programa Mulheres Inovadoras.

SERVIÇO – Fórum de Empreendedorismo Feminino com o tema Caminhos para a Liderança. Dia 21/11, sexta-feira, a partir das 18h30. No Auditório da Fumep – Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Areão. Inscrições gratuitas. CLIQUE AQUI.