A Prefeitura de Piracicaba, representada pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), e Raízen se reuniram ontem, 31/05, para fechar parcerias para manutenção dos pontos mais críticos das estradas da região do Canal Torto (PIR 011W e PIR 017/290). De acordo com a secretária da Sema, Nancy Thame, o trabalho deve começar amanhã, quinta-feira, 02/06, a depender da pausa da chuva, e deve durar uma semana.
As estradas somam 7,8 quilômetros de extensão. A Raízen disponibilizará um caminhão-pipa e uma motoniveladora e ajudará com o transporte do material utilizado, fornecido pela Sema, que será lajão britado e agregado reciclado. A secretaria também utilizará o rolo compactador nos trabalhos.
A decisão de parceria foi tomada principalmente em decorrência do início da safra de cana-de-açúcar, onde o intenso tráfego de caminhões acaba impactando a estrada, prejudicando moradores das redondezas.
“Essa força-tarefa da Sema com a Raízen busca reparar pontos mais urgentes de reparos, mas a manutenção recorrente será mantida. Em todos os programas da secretaria temos feito muitas parcerias e contato com instituições e empresas do setor, para conseguir viabilizar as ações com mais força e eficácia”, ressalta.
RECURSOS ESTADUAIS – A estrada do Canal Torto já será contemplada com a manutenção por meio de programa estadual. No mês de março, o prefeito Luciano Almeida assinou o Termo de Convênio com a SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) para a implementação do programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais (Novo Melhor Caminho), que fará a manutenção de 3,27 quilômetros da estrada do Canal Torto (PIR 011W) e 3,62 quilômetros da estrada do Paredão Vermelho (PIR 290).
A recuperação desses 6,8 quilômetros tem previsão de início ainda neste primeiro semestre de 2022. A Sema inscreveu-se no programa no final de janeiro, quando recebeu a visita de representantes da SAA, e desde então aguardava a aprovação.
Reunião na Sema alinhou parceria para manutenção
Estrada do Canal Torto terá reparos em pontos críticos