Atividade com criança atendida na Auma
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Defensoria Pública, secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) e Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (Auma) realiza amanhã, quarta-feira, 26/04, às 13h, o seminário Autismo: Políticas Públicas e Direitos na Infância. E evento, que é voltado a profissionais da assistência social, educação e saúde e aberto à população, acontecerá no anfiteatro da SME, localizado na rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães.
O objetivo do evento é orientar sobre os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), aproximar a população dos serviços ofertados pela Auma, Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial) e Caps IJ (Centro de Apoio Psicossocial Infantojuvenil) e debater sobre as políticas públicas necessárias.
Durante a realização do seminário, serão apresentadas três mesas de discussões, sendo a primeira sobre a assistência social e as pessoas com autismo, mediada por Leandro Rafer, pós-graduado em neurociência, em gestão de comportamentos e fonoaudiologia no transtorno do espectro autista, com formação em desenvolvimento humano, além da participação da agente de defensoria e assistente social Elizabete Saiki e Camila Banzatto, assistente social da Auma.
A segunda mesa discutirá os direitos à educação e pessoas com autismo, com a defensora pública Renata Flores Tibyriçá, a mediadora Eliana Castro Piacentini, diretora do IAP (Instituto Autismo de Piracicaba), psicopedagoga, especialista em neurociência aplicada à educação, terapeuta, coaching de pais e mãe de um jovem autista, e Vanessa Souto Sturion, coordenadora do Numape.
Para finalizar, na terceira mesa, o público poderá saber mais sobre os direitos à saúde e pessoas com autismo, mediada por Michelly Basso, com participação do defensor público Rodrigo Gruppi Carlos da Costa, Cristiane Florentino e Vânia Sarruge, do CapsIJ.
Euclidia Fioravante, secretária da Smads e articuladora do evento, ressalta a importância e necessidade de se falar sobre o autismo. “Apresentaremos dados e discutiremos sobre o autismo na infância, porém, se faz necessário falar também sobre o transtorno do espectro autista na vida adulta. É importante entendermos que um trabalho efetivo é resultado de um trabalho em conjunto voltado às pessoas autistas e suas famílias”.
Ao final, o evento será aberto para que os participantes façam questionamentos sobre os temas apresentados.