Atividades ambientais, educacionais e sociais marcam a Semana do Meio Ambiente de 2017. A ação acontecerá em diversos pontos de Piracicaba, entre os dias 5 e 10 de junho. O evento é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e pelo Instituto Terra Vida.
O secretário de Meio Ambiente José Otávio Machado Menten explicou que a programação reúne palestras, plantio de árvores, exposições e outras atividades culturais. “Nosso principal objetivo é contribuir para uma melhor consciência na vida das pessoas e despertar hábitos que contribuam com o nosso meio ambiente”, complementou.
A abertura oficial acontece no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal, na segunda-feira, dia 5, a partir das 8h30, quando é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. Haverá a palestra Zoológico e Suas Contribuições para a Conservação da Fauna e para Educação Ambiental, seguida do plantio de muda de uma árvore.
Às 11h, organizadores da semana promovem outro plantio de árvores na Praça da Paróquia São José, no distrito de Tupi, com a participação de alunos, professores, diretores e funcionários da Escola Estadual Pedro de Mello.
De segunda a sábado (de 05 a 10/06), acontece a exibição de filmes com temáticas ambientais no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, na Paulista.
No dia 9 de junho, também acontece o lançamento de projetos ambientais acerca do reúso da água, horta, compostagem, plantio de árvores e recuperação de nascentes, nas escolas estaduais de Piracicaba – parceria da Diretoria de Ensino com o Instituto Vida.
A Semana do Meio Ambiente tem ainda como parceiros as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e de Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura, Diretoria de Ensino de Piracicaba e Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e Neptune Produções apoiam a semana.
DESTAQUES – Nos dias 10, 17 e 24 de junho, ações culturais paralelas ocorrem na cidade.
No dia 10, sábado, entre as atividades, destaca-se o 31º plantio de árvores do Programa Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver, projeto com mais de 50 mil árvores plantadas em parceria com as três maternidades: Unimed Piracicaba, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O evento será às 9h, na área verde do Jardim São Miguel, à rua José Rosário Losso, 87, no Castelinho.
Outro destaque é a Caminhada Ecológica, também no sábado (10/06), a partir das 16h30. A concentração e largada acontecem na avenida Renato Wagner (atrás do Lar dos Velhinhos) e a chegada na Praça da Paz, no Parque da Rua do Porto, com show da Banda Cantoá, às 18h.
Também nos dias 10, 17 e 24 de junho, acontece a exposição Bioartística de Ciências Naturais Natureza em Blocos, dos acervos da Empresa de Inteligência Ambiental e Social (EIAS). A mostra estará no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal, das 10h às 16h. DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Pelo Decreto Federal 86.028, de 27/05/1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período, em todo território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por objetivo apoiar a comunidade nacional na luta pela preservação do patrimônio natural do país.
Em Piracicaba, a Semana do Meio Ambiente acontece com o objetivo de conscientizar e estimular a população, tanto sobre os problemas ambientais do Brasil e do mundo, quanto para a importância da preservação da natureza.
SERVIÇO – Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente pelos telefones 3403-1245 e 3417-9494. A programação completa está disponível no site http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/ e www.terravida.org.br