Prefeitura e Instituto Formar assinam parceria para Acessuas Trabalho

O prefeito Barjas Negri assinou nesta segunda-feira, 27/05, às 9h30, em seu Gabinete, o termo de parceria com o Instituto Formar de Aprendizagem Profissional para execução do edital 03/2019, que tem como objeto o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), válido até o final do ano. O valor investido na parceria, estabelecida por meio da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), é de R$ 196.874,03.
O Programa Acessuas Trabalho tem o objetivo de articular a rede do mundo do trabalho para inserir as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único, que são usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Com a verba, o Formar articulará a rede, encaminhará usuários para oportunidades de qualificação, orientará quais são os caminhos para ser inserido no mundo do trabalho e realizará oficinas no intuito de elucidar aos usuários as melhores formas de procurar emprego, de participar de qualificações. A meta é que a parceria alcance até 1000 pessoas, que devem ser encaminhadas pelos serviços da Smads.

O prefeito Barjas Negri enalteceu a parceria. “O município vem pensando em diferentes estratégias para auxiliar a população na questão do desemprego. Auxiliar os usuários, mostrá-los quais oportunidades de qualificação estão disponíveis, como é a melhor forma de ser inserido no mundo do trabalho, todas estas orientações são sempre importante para que as pessoas tenham mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse.
Fábio do Amaral Sanches, gerente do Formar, explicou que o Acessuas se insere dentro da missão do Instituto, de inserir pessoas no mundo do trabalho. “O Acessuas guarda relação com o trabalho do Instituto, mas amplia o público, porque inclui até idosos no público-alvo, quando nós, enquanto Instituto, trabalhamos com adolescentes e jovens. O Acessuas tem o intuito de articular o que já existe hoje – através da Semtre (Secretaria Municipal de Trablho e Renda), do Sistema S e outros órgãos que fazem estas capacitações – para que as pessoas que estão nos Cras (Centros de Referência de Assitência Social), nos territórios que precisem deste encaminhamento, desta informação, que às vezes acaba não chegando, articular para que esta informação chegue a estas pessoas e elas possam participar do que já há. As oficinas são pra explicar para as pessoas quais documentos são necessários para inserção nos cursos de qualificação, como montar um currículo, etc.”

Para Eliete Nunes, titular da Smads, o estabelecimento da parceria é importante, porque em momentos de crise, os usuários do Suas acabam sendo os que mais sofrem. “Nós fizemos o aceite para o Programa Acessuas junto ao Ministério da Cidadania, que inclusive foi aprovado pelo Conselho Municipal da Assistência Social. A intenção com o aceite, e agora com a parceria, é minimizar a pobreza do nosso público. O público da assistência social, que se encontra em vulnerabilidade e que está inscrito no Cadastro Único é o que está sofrendo intensamente esta crise econômica e de desemprego pela qual está passando o país. Com esta oportunidade de ele ser inserido no Acessuas, conseguimos minimizar a questão da extrema pobreza, instalada neste público”.
