Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura e instituições de ensino realizam programação conjunta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Atividades objetivam o fortalecimento do diálogo entre educação, inovação e desenvolvimento sustentável

Por CCS / Publicado em 22/10/2025
Tempo de leitura: 7 minutos.
Uma mulher está em pé, falando ao microfone, diante de uma parede de concreto com uma placa que diz “Parque Tecnológico Piracicaba Engenheiro Emílio Bruno Germek”. Ao lado dela há um pódio de madeira com outro microfone, e atrás, várias cadeiras organizadas em fileiras, sugerindo um evento formal como uma palestra ou cerimônia. A placa tem um logotipo colorido com formas em verde, laranja, azul e branco. O ambiente é iluminado e transmite seriedade e profissionalismo.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola, destacou da integração entre instituições e setores na promoção da ciência e da sustentabilidade

Com foco na troca de experiências e na construção de soluções inovadoras, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba reúne o poder público, o setor privado e instituições de ensino em uma programação integrada de atividades. A abertura oficial aconteceu na segunda-feira, 20/10, com a palestra Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, realizada no Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP) – a ação foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e o PTP.

A palestra foi ministrada por Ale Luglio, nutricionista formada pela USP, ambientalista com extensão pela University of California e conselheira da Sea Shepherd Brasil. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola, esteve presente e destacou da integração entre instituições e setores na promoção da ciência e da sustentabilidade. “Mais do que divulgar conhecimento, a Semana é um espaço de diálogo e construção conjunta. Quando aproximamos o poder público, a iniciativa privada e a educação, criamos condições reais para que a inovação se transforme em ações que beneficiem a cidade e o meio ambiente”, afirmou.

A semana é instituída nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e tradicionalmente mobiliza instituições de todo o país a realizarem ações próprias relacionadas ao tema. Em Piracicaba, o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCTI) buscou integrar essas iniciativas, criando um calendário unificado de atividades, que destaca o trabalho de diferentes setores voltados à inovação, pesquisa e ensino científico no município.

Entre as atividades que já aconteceram, destaca-se a 2ª Feira de Matemática, Ciência e Tecnologia – Eureka!, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias 24 e 25/09, no Engenho Central. O evento apresentou projetos desenvolvidos por alunos da Rede Municipal, com foco no pensamento científico, criatividade e inovação. Ainda neste mês, a Secretaria realiza a premiação dos projetos vencedores, no Anfiteatro da SME.

Também foram realizados celebração do Dia do Tecnólogo, oficinas de tecnologia em panificação e de tecnologia de produção de cerveja artesanal, na Fatec; seminário imersivo da ONU, no Sebrae; palestra integrante do Circuito Urbano: ONU – Habitat no Brasil, que aconteceu na Etec Ary de Camargo Pedroso; e palestra sobre moradia adequada e planejamento urbano, no Museu Prudente de Moraes.

Uma mulher está em pé sobre um palco, segurando um microfone e fazendo uma apresentação. Atrás dela há uma parede de concreto com o nome “Parque Tecnológico Piracicaba Engenheiro Emílio Bruno Germek” e um logotipo colorido. No palco, há três cadeiras vazias e uma mesa com microfones, sugerindo um ambiente de debate ou conferência. Duas telas grandes exibem um slide com o título “De Costas para o Oceano” e quatro tópicos: retirada sem controle, peixes e outros animais marinhos, ecossistemas do litoral e do mar, e minerais das profundezas. O cenário indica uma palestra sobre conservação marinha e os impactos da ação humana nos oceanos.
Palestra de abertura foi ministrada por Ale Luglio, com o tema Planeta Água – a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território

PROGRAMAÇÃO – Neste mês, a agenda ainda terá a oficina Tecnologia de Produção de Comida Oriental: Gyoza, que acontece no dia 25/10, das 9h às 12h, na Fatec Piracicaba. A atividade será prática, com execução da receita na planta de processamento de alimentos da instituição. Nos dias 28 a 31/10, também na Fatec, será realizado o Simpósio de Pesquisa em Gestão Empresarial, com apresentação dos projetos dos alunos do quinto ciclo do curso, das 8h30 às 12h e das 19h às 22h30.

No dia 30/10, a Fatec ainda recebe o treinamento IBM: IA na Gestão de Projetos, que vai abordar o uso de Inteligência Artificial e ferramentas digitais aplicadas ao desenvolvimento de projetos. As sessões acontecem das 9h às 10h30 e das 19h30 às 21h, e as inscrições serão feitas via formulário disponibilizado aos alunos. Já no dia 31/10, a instituição promove a Mostra Científica do AMS Química, em que alunos apresentarão experimentos nos laboratórios da Fatec para estudantes do 9º ano e do ensino médio das escolas da cidade, das 14h às 18h.

Outra frente importante da programação acontece no Pecege, que sediará diversas ações hoje, 22/10, com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano: Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território. Haverá exposição gratuita, mostra interativa, visitas guiadas para alunos do 8º ano em diante e uma feira de carreiras com foco em ciência e tecnologia. As atividades contam com a participação de instituições como a Esalq, IFSP, Fatec e FOP.

Já no dia 28/10, às 14h, o Pecege recebe a palestra Dados, Inovação e Cidades Inteligentes – Propostas Caipiras e Experiências Internacionais. Inscrições em: http://forms.gle/hpoPPxm5kAkMbnRt8.

Por fim, nos dias 23 a 25/10, o Senai Piracicaba promove a Feira de Tecnologias e Inovações Industriais 2025, que apresentará demonstrações práticas de tecnologias industriais e as principais tendências e inovações do setor. O evento acontece simultaneamente nas unidades do Senai Centro e Vila Rezende, sempre das 8h às 16h.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.