Tássia Espego, Mara Ramos, Natália Resende e Luciano Almeida durante evento de hoje

Em cerimônia realizada na manhã de hoje, 08/04, o prefeito Luciano Almeida, a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e a superintendente do DAEE (orgão regulador de recursos hídricos do Estado), Mara Ramos, oficializaram a entrega das obras de desassoreamento executadas no município, dentro do programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE. Ao todo, foram desassoreados três trechos do ribeirão do Enxofre (local do evento), um trecho do córrego Jaú e mais um trecho do córrego Itapuã.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Governo da Prefeitura, Tássia Espego; do diretor de bacia do Médio Tietê, Felipe Gobet; e de representantes dos Comitês e Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Também houve plantio de mudas nativas, com participação especial dos alunos da Escola Municipal Professor Alceu Marozzi Righetto.

Foram retirados 15,4 mil metros cúbicos de material, considerando apenas os trechos desassoreados do ribeirão do Enxofre

A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil. A iniciativa visa a revitalização de margens e despoluição de cursos d’água em todo o Estado com a retirada de sedimentos, o que auxilia no combate a inundações e garante mais água e qualidade de vida para a população.

“Essa ação é o resultado da parceria com o Governo do Estado, uma iniciativa simples, mas que gera um benefício grandioso. As obras são de curto prazo, como forma de prevenção de enchentes, mas também é algo que vai ficar para o futuro, principalmente quando analisamos as questões das mudanças climáticas, que trazem ações naturais mais intensas e complexas. Mas além disso, também é uma iniciativa de recuperação de áreas de proteção, o que viabiliza a conscientização ambiental na sociedade”, salientou Luciano Almeida.

“Este é mais um trabalho que já tem dado resultado prático. Então, só temos a agradecer ao Governo do Estado, por meio do DAEE, por viabilizar essa parceria”, acrescentou Tássia Espego, secretária de Governo.

Ao final do evento, houve plantio de mudas nativas, com participação especial dos alunos da EM Professor Alceu Marozzi Righetto.

De acordo com a titular da Semil, Natália Resende, foram retirados 15,4 mil metros cúbicos de material, considerando apenas os trechos desassoreados do ribeirão do Enxofre. A secretária também abordou a importância da educação ambiental quanto à poluição de cursos d’água. “As obras de desassoreamento trazem uma série de impactos que vemos na prática, desde a mitigação de enchentes, mas também a integração dos rios e ribeirões com a sociedade. Só do ribeirão do Enxofre foram retirados mais de 15 mil metros cúbicos de material, e, nesse ponto, é preciso destacar que muitos dos elementos recolhidos não são provenientes da natureza, mas sim de poluição. Por isso, o programa Rios Vivos é fundamental também para conscientizar na questão da despoluição. O estado de São Paulo tem uma potencialidade hídrica gigantesca, e o programa vem para reforçar essa disponibilidade”, comentou.

A superintendente do DAEE, Mara Ramos, reforçou a relevância da preservação da água e do ambiente em que os cursos d’água estão inseridos. “A cerimônia de hoje foi para celebrar os resultados do programa Rios Vivos em Piracicaba, que já está se beneficiando. Nosso objetivo é a prevenção de eventos como alagamentos e enchentes e, para isso, nossos rios precisam estar livres de resíduos para poderem escoar. Por isso, esse é um trabalho eficiente, que já foi realizado, neste biênio, em 37 cursos d’água no estado. E o sucesso do Rios Vivos só é possível porque podemos contar com a parceria das prefeituras”, completou.

AS OBRAS – No ribeirão do Enxofre, as obras de desassoreamento e alargamento de canal foram executadas em três trechos ao longo de sua extensão: o primeiro da avenida Jaime Pereira até a estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, no bairro Morato; o segundo na avenida Prof. Demóstenes Santos Corrêa, na altura do Ginásio do Jaraguá; e o terceiro na região do Itapuã, na rua Pedro Habechian.

Além dos três pontos no Enxofre, o serviço também foi feito no córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva. O córrego Itapuã pertence à bacia hidrográfica do ribeirão do Enxofre.

No final do ano passado, ainda dentro do Rios Vivos, o córrego Jaú também recebeu obras de desassoreamento, no trecho o localizado à avenida Jaú, entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz, no bairro Tatuapé.

Cerimônia foi realizada às margens do ribeirão do Enxofre

Os pontos que foram desassoreados foram escolhidos por serem regiões fundamentais para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que há registros recorrentes de extravasamento do ribeirão.

Por isso, as intervenções do desassoreamento consistiram na retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias foram feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias.