A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e Saúde e a Fundação Mário Dedini assinaram nesta segunda-feira (09), dois importantes convênios: PDB e Pacto para redução do óbito infantil. O prefeito Barjas Negri agradeceu a Fundação Mário Dedini por reafirmar estes convênios e lembrou que a Fundação é sua parceira desde o início da administração também em outros projetos, como na construção da sede do PSF no Bairro Bosques do Lenheiro, na construção da creche do Bairro Santa Fé e também na revitalização da Praça da Pinacoteca. Barjas disse que, com a divulgação do exemplo que Fundação tem com o social do município, outras fundações venham a ser parceiras da administração, fazendo a parte de responsabilidade social das empresas. A Diretora-Presidente da Fundação Mário Dedini, Márcia Farah Toledo Dedini, fez questão de afirmar que acredita e apóia esta administração e por isso reafirma os compromissos com a saúde e o esporte. Márcia enfatiza que é reconfortante ver jovens sadios físicos e mentalmente como os que frequentam o PDB (algumas das crianças atendidas pelo projeto estavam na cerimônia de assinatura) e frisou que enquanto a Fundação puder manterá as parcerias. Os secretários de Saúde, Fernando Cárdenas e o de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, frisaram a importância destas parcerias para a manutenção de um trabalho sério em prol da qualidade de vida. Cárdenas ainda lembrou que a Secretaria de Saúde recebeu três prêmios pelas ações do Pacto, sendo duas menções honrosas em nível nacional (Sérgio Arouca e Amostra em Produção de Programa de Saúde de Família) e um primeiro lugar no prêmio estadual “O SUS que dá certo. Participaram da solenidade no gabinete crianças do Projeto Desporto de Base que frequentam as aulas de basquete, handebol, futebol de salão e caratê. O que é o PDB? O Projeto Desporto de Base é um projeto que em 2009 faz 20 anos com o obejtivo de divulgar, disseminar o acesso à prática das diversas modalidades esportivas, bem como revelar e formar atletas de médio e alto nível na sociedade piracicabana, abrangendo crianças na faixa etária compreendida entre 06 e 16 anos. O valor do convênio está fixado para 2009 em R$100 mil reais e é utilizado para a manutenção do Projeto Desporto de Base (PDB), que tem como objetivo O projeto oferta mensalmente a 3500 crianças, aulas em 18 modalidades esportivas, que correspondem a 116 turmas de aula/treinamento em 22 bairros da cidade (e adjacências), divididos nas seis regiões (leste, oeste, norte, sul, centro, rural). São oferecidas aulas nas seguintes modalidades de Atletismo; Basquetebol; Boxe; Canoagem; Capoeira; Dança; Futebol de Areia; Futebol de Campo; Futebol de Salão; Ginástica Artística; Ginástica Rítmica; Handebol; Judô; Karate-Do; Natação; Tae-Kwon-Do; Vôlei de Areia; Voleibol. O PDB, desde sua criação em 1989, já atendeu 85 mil crianças, nos estágios de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento. Além da Fundação Mário Dedini, muitas outras entidades são parceiras, colaborando na sessão de espaços, material, equipamentos, apoios institucionais, recursos humanos voluntários, apoio logístico. Etc. A Selam entra com recursos humanos, material esportivo, espaços esportivos. O patrocínio da Fundação é utilizado para todos os processos inerentes ao desenvolvimento e formação esportiva de crianças, adolescentes e jovens, que são objetos do PDB. Ao longo de seus 20 anos, o PDB já fez despontar atletas que asseguram seu espaço no alto rendimento. São exemplos disto, as jogadoras de vôlei Kátia Rodrigues, que defendeu a seleção brasileira adulta nos Jogos Pan-americanos em 2002 e Solange Borges, que atuou dois anos consecutivos na Superliga Nacional de Vôlei (pelo Sport Clube Recife e pela Cia. do Terno de Belo Horizonte). Também são exemplos as caratecas Kelley Cristina Merenciano da Silva, que é faixa preta e campeã pan-americana na categoria de KATA (formas) Cadete (Estilo Shoryn-Ryu) em 2008 na cidade de São Paulo e 3º lugar no Campeonato Brasileiro KATA (forma) Adulto em 2008 na cidade de Santa Catarina e Rafaela Carneiro de Oliveiraque é faixa roxa e foi 3º lugar KATA (forma) Individual e 3º lugar Kumite (Luta) Revezamento por equipe em 2008 na cidade de Itapecerica da Serra/SP. O que é o Pacto para Redução do Óbito Infantil? O segundo é o Pacto para redução do óbito infantil, parceria reafirmada pelo segundo ano, que atende que tem como um dos objetivos assegurar o fornecimento de leite NAN para crianças, de 0 a 6 meses de idade, classificadas de alto risco. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, a parceria é fundamental para o trabalho desenvolvido através do “Pacto para redução do óbito Infantil”. Para Cárdenas, a queda da mortalidade infantil deve-se ao trabalho do “Pacto para Redução do Óbito Infantil” desenvolvido desde abril de 2005. “Para o sucesso é importante a parceria como da Dedini e os trabalhos realizados da Pastoral da Criança, da Central de Gestantes da Santa Casa e HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) de Piracicaba e também à infra-estrutura que um grupo de trabalho do pacto oferece aos parceiros”, explicou. Cárdenas disse ainda que o trabalho do pacto é avaliado constantemente para os ajustes. As equipes de profissionais que atuam com gestantes e recém-nascidos passam por treinamento para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade. Segundo o médico pediatra, Rogério Tuon, a parceria tem como meta atender, permanentemente, aproximadamente 20 crianças/mês, acompanhadas pelos médicos, enfermeiros, técnicos e parceiros da Secretaria.