A Prefeitura e forças policiais de Piracicaba realizaram hoje, 10/11, mais uma operação com o objetivo de garantir a segurança da população. A ação de hoje teve como focos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais próximos ao Terminal Central de Integração (TCI), Shopping Popular Municipal Clélia Barbosa de Oliveira, o popular Camelódromo, Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba e ruas e avenidas próximas. O objetivo principal da operação Piracicaba Segura, que teve início como Centro Seguro e foi ampliada para além da região central, é combater a criminalidade, com ações contra o tráfico de drogas, localização de procurados pela Justiça e apreensão de máquinas caça-níquel.
A operação Piracicaba Segura conta com a participação das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Saúde (Vigilância Sanitária), Finanças (Fiscalização Tributária) e Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.
Um balanço parcial da operação registrou a captura de um procurado pela Justiça, cinco máquinas caça-níquel apreendidas e a interdição de um estabelecimento comercial. O balanço completo da operação deve ser divulgado na segunda-feira, 13/11.
O prefeito Luciano Almeida ressaltou que a operação foi pensada durante as reuniões do Comuse (Conselho Municipal de Segurança), quando todos os envolvidos optaram por fazer uma ação conjunta. “Combater a criminalidade por meio de operações regulares é o foco destas ações e, assim, aumentar a segurança na área central, seu entorno e corredores comerciais”, frisou.
O comando do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPMI) informou que os órgãos de segurança pública envolvidos nas ações de hoje se complementam, fazendo um ciclo completo de fiscalização, não deixando brechas para que os crimes continuem acontecendo nestes espaços.
LIMPEZA – Na manhã de ontem, quinta-feira, 09/11, as secretarias de Governo, Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), e de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) fizeram o trabalho complementar à ação desta sexta-feira, com o acolhimento e cadastramento de pessoas em situação de rua nas regiões da Praça José Bonifácio, Praça Takaki e no entorno do Teatro Municipal Dr. Fortunato Losso Netto, bem como o recolhimento de inservíveis e lavagem destes espaços com água de reuso.
REVITALIZAÇÃO – A operação Centro Seguro complementa as ações da Prefeitura para revitalização e ocupação da área central de Piracicaba, como projeto de revitalização da praça José Bonifácio e seu entorno, que busca ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central.
Também integra as ações de revitalização e ocupação do Centro Projeto de Lei Complementar (PLC) que dispõe sobre os incentivos urbanísticos e fiscais para reabilitação de edificações, produção habitacional multifamiliar e hospedagem na área central de Piracicaba.