Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura e Detran promovem ação educativa para pedestres

Ação integra plano de prevenção de acidentes em vias municipais com maior fluxo de pessoas

Por CCS / Publicado em 14/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), realizou na manhã desta terça-feira, 14/10, uma ação educativa voltada à conscientização de pedestres sobre a travessia segura e uso correto da faixa de pedestres.

Na imagem, um agente de trânsito com um colete amarelo e cinza, óculos escuros e um rádio comunicador na cintura, interage com um grupo de pessoas na calçada, próximo a um cruzamento com faixa de pedestres. Ele aparenta estar distribuindo panfletos ou orientando os pedestres. Ao fundo, observa-se uma rua movimentada com carros e edifícios comerciais. Uma mulher com uma blusa verde e calça jeans e outra com uma blusa preta e mochila nas costas estão próximas ao agente. Mais ao fundo, outras pessoas atravessam a rua e um outro agente de trânsito, com uniforme escuro e boné, observa a cena. O dia parece nublado.
Agentes de trânsito e equipes do Detran-SP orientaram pedestres sobre práticas seguras de travessia

A atividade aconteceu no cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com a rua Rangel Pestana, ponto escolhido pelo alto fluxo de pessoas. Durante a ação, agentes de trânsito da Pasta e equipes do Detran-SP entregaram panfletos e orientaram pedestres sobre práticas seguras de travessia, além de reforçar que as câmeras de monitoramento da cidade estão em funcionamento e podem auxiliar nos casos de acidentes.

De acordo com dados da plataforma Infosiga, do Detran-SP, até agosto deste ano, seis pedestres morreram em acidentes de trânsito em vias municipais de Piracicaba. Para ampliar a conscientização, as ações educativas acontecerão semanalmente durante o mês de outubro, priorizando os locais com maior número de ocorrências.

Valter Mantelato, 68 anos, aposentado e morador do bairro Nhô Quim, costuma se locomover a pé pela cidade e aprovou a iniciativa. “Quem anda pela cidade precisa ter muito cuidado, principalmente com os motociclistas, quase fui atropelado esses dias. É importante esse tipo de ação porque, às vezes, a gente anda no automático e não presta atenção no entorno”, comentou.

Um homem mais velho, com óculos de aro verde e cabelo grisalho, olha para a câmera. Ele está usando uma camiseta preta com gola verde por baixo. Ele está segurando um panfleto dobrado em suas mãos e tem uma bolsa escura a tiracolo. Ao fundo, vê-se uma rua movimentada com carros vermelhos e azuis, um ônibus e pessoas atravessando a rua em uma faixa de pedestres. Há também uma lixeira verde no lado direito da imagem. O homem parece estar em uma parada de ônibus ou em uma área pública onde as pessoas circulam. A iluminação sugere que é dia, possivelmente nublado.
Valter Mantelato, morador do bairro Nhô Quim, costuma se locomover a pé pela cidade e aprovou a ação

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, reforçou que o objetivo da ação é preservar vidas. “Mais do que fiscalizar, queremos conscientizar. O respeito à faixa de pedestres e a atenção de todos — motoristas e pedestres — são fundamentais para reduzir acidentes e tornar o trânsito mais seguro”, destacou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.