A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, renovou parceria com a CPFL Paulista para ação de combate à dengue no município. A partir desta quarta-feira, 01/02, os leituristas da concessionária de energia darão orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e entregarão folhetos educativos do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), programa do município, nas residências.

O material traz dicas básicas de cuidados que podem ser adotados em casa, principalmente para a eliminação de qualquer foco de água parada, em espaços abertos ou fechados. De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o período de chuvas traz um alerta adicional para os locais que possam armazenar água e servirem para a proliferação do mosquito da Dengue. "Com o apoio dos leituristas, o trabalho de combate à dengue tende a ser mais eficaz. Assim como no ano passado, estes trabalhadores estarão identificados e não adentrarão as casas, já que, se houver alguma suspeita de criadouros, eles notificarão os agentes da dengue para ir até aquela residência e tomar as devidas providências", disse.

Leituristas da CPFL Paulista vão entregar panfletos orientativos sobre a dengue junto com as contas de luz – Crédito: Felipe Poleti/Arquivo/CCS

Matheus Santos, médico veterinário e coordenador do CCZ, salientou que a parceria traz mais força no combate ao mosquito Aedes. "A parceria entre CPFL e PMCA é muito importante já que estamos diante de um período de calor e muita chuva. A CPFL vai conseguir fazer a observação de um número expressivo de residências, ajudando o PMCA a checar, com os dados que já possuem, se novos focos podem estar surgindo na cidade e, assim, criar estratégias para combater a dengue", afirmou.

Talita Pinotti, consultora de relacionamento da CPFL Paulista na região, afirmou que a parceria neste tipo de ação é muito importante para a população. "A ação do ano passado aqui na cidade foi um sucesso e decidimos repetir e, novamente, pretendemos alcançar o 100% das residências. Trata-se de uma questão de saúde pública e todos podem e devem contribuir fazendo a sua parte", comenta.

Gustavo Nogueira, Matheus Santos, Pedro Toledo e Talita Pinotti durante encontro que definiu a renovação da parceria para 2023 – Crédito: Divulgação/CPFL

NOVOS CASOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º a 31/01 de 2023, foram 227 notificações de casos suspeitos para a dengue, com nove confirmados e nenhum óbito registrado. No mesmo período de 2021, foram 603 notificações, com oito confirmações e nenhum óbito.

"Necessitamos que todos estejam engajados na eliminação dos criadouros. É importante mudarmos nossas posturas, nossas atitudes e colocar em prática tudo que é necessário para o controle do Aedes. A Secretaria de Saúde tem trabalhado para a redução destes casos e os números atuais mostram isso, porém, não podemos abaixar a guarda, por isso que é importante a participação da população neste combate", enfatizou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.